Díficil e inesperado, avaliam candidatos de MS sobre tema da redação do Enem

Tema pegou de surpresa os candidatos, que esperavam assuntos em evidência

GLAUCEA VACCARI E IZABELA JORNADA

Tema da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano surpreendeu os candidatos que fizeram a primeira etapa da prova neste domingo (3). Os participantes precisaram dissertar sobre a “Democratização do acesso junto ao cinema no Brasil” e estudantes que fizeram a prova na Capital foram unânimes ao afirmar ao Correio do Estado que apostavam em outros temas mais em evidência atualmente.

O tema foi divulgado após às 12h30, no horário local, quando o exame começou a ser aplicado em todo o país. Os primeiros participantes começaram a deixar os locais de prova a partir das 14h30. Quem desejar sair com o caderno de questões deve esperar até às 17h30 para deioxar a sala.

Jessica Lohana, 17 anos, fez o Enem pela primeira vez e afirmou que achou complicado desenvolver o tema, mas avaliou como um assunto importante.

“Nunca imaginei que ia sair sobre isso, não é um dos assuntos comentados ultimamente, mas eu acho que falta muito investimento nessa área. Nossa cultura está fraca e muitas pessoas, principalmente quem mora em pequenas cidades, não tem acesso a cinemas”, disse a jovem, que pretende cursar Medicina.

Crislaine de Carvalho, 18 anos, fez o Exame com objetivo de utilizar a nota para ingressar no Ensino Superior e cursar Psicologia. Ela disse que se preparou muito, mas que o tema cinema não estava entre as apostas e dificultou a realização desta parte da prova.

“Muito difícil tema da redação, totalmente fora do que me preparei. Não consegui entender direito o que eles queriam, achei que eles iam pedir reforma da Previdência, meio ambiente, política”, afirmou.

A aplicação do Enem vai até as 18h, no horário de MS. Nesta primeira etapa, além da redação, os estudantes também fizeram a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciência Humanas e suas Tecnologias. O exame segue no próximo domingo, quando os estudantes fazem provas de matemática e ciências da natureza e suas teconologias.

REDAÇÃO

A redação do Enem deve ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvida a partir da situação-problema proposta e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores. Redações com menos de sete linhas recebem nota zero, assim como as que reproduzem integralmente trechos dos textos motivadores e de itens do Caderno de Questões.

Um texto dissertativo-argumentativo deve ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista. A opinião do autor deve estar fundamentada com explicações e argumentos.

De acordo com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), ao todo, o Brasil tem 3.347 salas de cinema, das quais 373 são salas de rua. Os dados são do Informe Salas de Exibição 2018, que apontou naquele ano um crescimento de 3,8% do parque exibidor em relação a 2017.

Print Friendly, PDF & Email