Economia

Showtec 2024: empresas do agro apostam na interatividade para atrair e divertir visitantes

Mais do que fazer negócios, a feira é uma oportunidade para conhecer o que há de mais novo em termos de tecnologia para o agro.

Foi-se o tempo em que visitar uma feira agropecuária era ver estandes e, no máximo, algumas colheitadeiras expostas aos visitantes. Na atualidade, o que se vê é muita modernidade no campo, com drones de pulverização passando pela cabeça, interatividade com máquinas, show de iluminação simulando a ação de um produto agrícola no período noturno, por exemplo, além de palestras a todo momento e tecnologias que reproduzem os ganhos e perdas do plantio.

Exatamente assim estão ocupados os estandes da Showtec 2024, em Maracaju, um dos maiores eventos do agro em Mato Grosso do Sul. Nos dias 21, 22 e agora 23, o Jornal Midiamax – apoiador oficial de mídia – visitou diversos deles, conhecendo e mostrando toda a interatividade presente no evento.

A beleza de uma plantação de girassóis, aguardada por muitos campo-grandenses para fazerem fotos, estava presente no evento, no estande da Ballagro. A representante Bruna Souza explicou, justamente, que o foco foi trazer as pessoas para ver os “lindos girassóis e, ao mesmo tempo, conhecer as tecnologias no manejo agrícola, até mesmo destas plantas de cobertura”, disse.

No caso da Verluz Sementes, o CEO Breno Morais, disse que foi construída a “jornada da qualidade”, em que o visitante percorre todo o caminho, exatamente como é o plantio, acompanhamento e resultado final da semente.

“Nós temos um túnel, com a nossa jornada da qualidade aqui, e está sendo muito bacana, muita interatividade. E aqui nós explicamos que construímos, em Bonito, no Mato Grosso do Sul, no alto da Serra da Bodoquena, a unidade de beneficiamento de sementes mais moderna do Brasil e, com a nossa participação aqui, é a primeira vez na Showtec, a gente quis trazer um pouco de como funciona todo o nosso processo produtivo”, afirmou Breno.

Segundo o CEO, a intenção é fazer as pessoas verem como é a tecnologia usada nos campos, com tudo o que a empresa proporciona ao produtor rural. “Lá dentro, na nossa jornada da qualidade, a pessoa consegue ver como funciona o nosso processo produtivo, que é o mais moderno da América Latina”, disse.

No caso do Sicredi, por exemplo, o estande uniu interatividade e construiu até uma pequena sala de cinema, onde o público presente pode conhecer a história de 122 anos de corporativismo no Brasil.

“O padre, que é exposto no filme, é o originário de tudo, é quem trouxe o sistema cooperativo da Alemanha, em 1902. Naquela época, quem tinha acesso ao crédito eram só os grandes fazendeiros, os colonos. E os pequenininhos começaram a perder tudo, principalmente porque estavam com dificuldade financeira”, afirmou ao Jornal Midiamax Emerson Perosa, presidente da Sicredi Pantanal MS.

Na Acessa Agro, a interação é feita por meio tour onde vai conhecer todas as inovações da Syngenta e, no final, o produtor recebe uma ficha para participar de uma dinâmica, em uma “máquina de ursinhos”, mas, que na verdade é uma máquina para premiações voltadas ao agro.

Na KFC sementes, é possível conhecer a diferença de cada plantação de milho, entendendo suas peculiaridades, o custo benefício de cada plantio e qual semente, por exemplo, é tolerante a cigarrinha e assim o produtor escolhe a qual melhor gera produtividade em sua propriedade.

Showtec 2024: veja a programação desta quinta-feira (23)

09h às 11h

Painel: Protegendo a soja de alto potencial produtivo

Desafios no manejo de patógenos de solo na cultura da soja

Palestrante:  Eng. Agr. Ph.D. Jaqueline Huzar Novakowiski (Volvere Biotech)

Estratégias de manejo do complexo de manchas na cultura da soja

Palestrante: Eng. Agr. Dra. Ana Ruschel (Fundação MS)

Moderadora: Eng. Agr.  Thaís de Carvalho Becari (Sapé Agro)

Inscreva-se pelo link: https://bit.ly/3K9Pymg

13h às 17h10min

Painel: Construindo um legado – gestão inspiradora e conexões de sucesso

Inovação financeira no agronegócio: impulsionando o crescimento sustentável

Palestrante:  Pollyana Saraiva (Grupo Rabobank)

Mesa redonda

Lideranças no campo: histórias que inspiram

Palestrantes: Laís D’Incao Alves (Genética Natal), Liliana Picoli Donato (Cambaí Sementes), Volnete Ines Alessio (Produtora Rural) e Ani Heinrich Sanders (Grupo Progresso)

Moderadora:  Amanda Moura (Bayer)

O impacto transformador da família no agronegócio

Palestrante: Raquel Jurkovic (Mentora)

Inscreva-se pelo link: https://bit.ly/3K82k4E

  • Midiamax / Graziela Rezende
Compartilhe
Desenvolvido por
Logo conffi studio