Clima

Clima de deserto: Das 20 cidades mais secas do País, 10 são de Mato Grosso do Sul

Nas últimas 24 horas, Estado voltou a ser destaque nacional pela baixa umidade.

Nas últimas 24 horas, Mato Grosso do Sul voltou a ser destaque nacional por conta dos baixos índices de umidade relativa do ar. Segundo balanço do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), das 20 cidades mais secas do País, 10 são municípios sul-mato-grossenses. 

Com 22% de umidade, percentual já considerado prejudicial à saúde, Coxim ocupa o segundo lugar do ranking, ficando atrás apenas de Cuiabá, que teve índice de 21%.

Na lista dos 20 municípios mais secos ainda aparecem Paranaíba e Água Clara com 23% de umidade. Amambai e Chapadão do Sul com 24%, Cassilândia, Costa Rica e Sonora, com 25%, Campo Grande e São Gabriel do Oeste, com 26%.

Por conta do tempo seco, a recomendação é para que moradores se atentem à ingestão de água e evitem exposição ao sol, especialmente nas horas mais quentes do dia. 

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), nesta terça-feira (4) as temperaturas podem atingir até 35°C em Mato Grosso do Sul e previsão de baixa umidade relativa do ar, entre 20% e 40%, com destaque para as regiões sudoeste, Pantanal e norte.

Junho quente e seco

Para junho as notícias não são animadoras para quem espera chuvas e temperaturas amenas no Estado. Segundo análises meteorológicas, a previsão para o mês é de calor e baixo volume nos próximos dias, principalmente na região sudoeste do Estado.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica que há uma tendência de chuvas próximas e abaixo da média climatológica para o mês. “Ressalta-se que, nesta época do ano, há uma tendência de redução das chuvas na parte central do país”, pontua.

O prognóstico ainda prevê a redução dos níveis de umidade do solo diante do baixo volume de chuva. Quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ser acima da média em todo o Brasil. Na região centro-oeste, as temperaturas devem variar entre 20°C e 24°C.

  • Midiamax / Clayton Neves
Compartilhe
Desenvolvido por
Logo conffi studio