Vigilância Sanitária de Coxim torna-se referência para outros municípios

0
110

Fabio Pellegrini

O gerente de Vigilância em Saúde e agente de desenvolvimento da Prefeitura de Coxim, Saimon Cândido, e o vereador Franciel Oliveira, que também é técnico em Vigilância Sanitária, estiveram na sexta-feira (15) em Nova Andradina, para proferirem palestra sobre casos de sucesso na relação entre empreendedores e a Vigilância Sanitária de Coxim.

A palestra aconteceu durante o seminário “Vigilância Sanitária: Os desafios e mudanças de paradigmas – Casos de Sucesso da Vigilância”, realizado pela Prefeitura de Nova Andradina, em parceria da Associação Comercial de Nova Andradina e do Sebrae, e teve a participação de agentes públicos, representantes de empresas, empresários e analistas do Sebrae/MS.

Saimon explica porque a experiência de Coxim tem sido referencial: “Devido à crise, ao fechamento do frigorífico na cidade, as pessoas partem para o empreendedorismo, mas precisam se adequar às normas. E não podemos reprimi-los, pois estão contribuindo com o crescimento da economia”.

“Então o nosso trabalho é conhecer o processo produtivo, mostrar caminhos para as adequações necessárias, fazer com que o empreendedor eleve o padrão sanitário de sua produção ou serviço, para que então ele esteja atendendo às normas da vigilância sanitária e contribuindo com o crescimento da economia”, diz ele.

Já Franciel explanou sobre como o Poder Legislativo municipal pode contribuir nesse processo: “A Câmara atua como facilitadora, contribuindo para estabelecer uma relação satisfatória entre o comércio e os órgãos fiscalizadores, uma vez que o objetivo geral é o crescimento econômico, garantindo o atendimento às normativas da saúde pública”.

Os casos de sucesso de Coxim envolvem empreendedores de várias áreas, como agricultura familiar, piscicultura, panificadoras e mercados, muitos começando informalmente, mas com o passar do tempo constatando a necessidade da formalização.

A Gerência de Vigilância Sanitária de Coxim está localizada à rua 11 de abril, 110, no bairro Flávio Garcia e atende em horário comercial ou pelo telefone 3291-7817.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here