Saúde busca pacientes para Expedição Cirúrgica da Faculdade de Medicina da USP

0
15

Fabio Pellegrini

A Prefeitura Municipal de Coxim, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando triagem de pacientes para serem atendidos na Expedição Cirúrgica da Faculdade de Medicina da USP, em parceria com o Hospital Regional Álvaro Fontoura.

Serão realizadas cirurgias do trato digestivo e ginecológicas, utilizando a tecnologia de videolaparoscopia, procedimento cirúrgico minimamente invasivo que permite que aos médicos operarem os instrumentos de forma remota, utilizando monitores de vídeo, sem necessidade de grandes incisões nos pacientes.

As mulheres que tiverem os seguintes sintomas devem procurar Secretaria Municipal de Saúde, no setor de Regulação para ter o caso analisado:

Sangramento vaginal;

Cólicas menstruais;

Dor abdominal;

Endometriose;

Dificuldade para engravidar;

Miomas (se houver diagnóstico);

Cistos (se houver diagnóstico).

Homens e mulheres que tiverem as seguintes queixas relativas ao trato gastrointestinal:

Bola na virilha ou no umbigo;

Dor abdominal aos esforços;

Dor abdominal do lado direito com náuseas após alimentação com comida gordurosa;

Hérnia abdominal (se tiver diagnóstico);

Cálculo biliar (se tiver diagnóstico).

A Expedição Cirúrgica  é um projeto de extensão realizado por professores e alunos da maior faculdade de Medicina da América Latina, a Universidade de São Paulo (USP), que percorre o Brasil realizando cirurgias minimamente invasivas, utilizando a estrutura de recursos humanos e materiais das localidades escolhidas.

 

Esta é a segunda vez que o projeto será realizado em Coxim. A primeira vez foi em 2013, ocasião em que foram realizadas 32 cirurgias ginecológicas. Nesta segunda edição, a previsão é de 80 a 100 cirurgias do trato digestivo e ginecológicas, a partir de uma triagem de 400 pacientes.

A meta da Prefeitura é zerar a fila de cirurgias dessas especialidades. A escolha de Coxim se deu pelo fato de o Hospital Regional oferecer excelente estrutura, e também o grande sucesso da primeira Expedição, agregando serviços de última geração a nossa população, além de atender aos objetivos da maior Faculdade de Medicina da América Latina.

Mais informações podem ser obtidas no setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde através do telefone 3291-3131.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here