Coronel David ganha na justiça direito de sair do PSL

Parlamentar quer seguir presidente Jair Bolsonaro

O deputado estadual Coronel David se diz “aliviado” após ter o aval da Justiça Eleitoral para deixar o PSL. Nesta segunda-feira (30), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) julgou favorável sua saída do partido. O pedido de Coronel David para justa causa foi aceito de forma unânime.

De acordo com David, ele deu entrada no processo após sofrer perseguições e até mesmo ofensas públicas, além de ser acusado de ser “muito bolsonarista”. “Foi tudo público, nunca escondi que a situação não era confortável e busquei o que era correto e deixei para Justiça resolver”, afirmou o parlamentar.

Apesar de já ter convite de outras siglas, o deputado espera agora para conversar, mesmo que pelo telefone, com o presidente Jair Bolsonaro. “O momento é de apoiar o presidente nessa crise e continuar as ações pelos cidadãos e cidadãs de Mato Grosso do Sul”, finalizou David.

IMBRÓGLIO 

O PSL-MS havia entrado com representação contra o deputado estadual, mas foi arquivada pela Executiva Nacional do partido. O documento da executiva estadual, presidido pela senadora Soraya Thronicke, e levado para a Comissão de Ética pontuava que o parlamentar está mais ligado ao presidente Jair Bolsonaro – que deixou o partido e pretende criar o Aliança pelo Brasil – e não a agremiação.

Ainda de acordo com texto de Thronicke “o mandato do deputado possui interesses ideológicos diversos do defendido pelo partido, contrariando as diretrizes a anseios despendidos pela executiva estadual e nacional bem como a liderança da bancada do PSL na Asssembleia Legislativa e principalmente perante a sociedade com manifestações desagregadoras perante a imprensa estadual”.

O deputado poderia ser punido pelo partido e até mesmo expulso, perdendo o mandato. A dificuldade de diálogo entre Soraya e David vem sendo veiculada pela imprensa desde 2018, quando durante a eleição, a senadora, então candidata, registrou um boletim de ocorrência contra o então presidente da sigla, Rodolfo Nogueira, e principal aliado de David dentro da agremiação.

A situação piorou quando Soraya foi designada presidente estadual pelo chefe nacional, Luciano Bivar, e ainda colocou o deputado Capitão Contar como presidente municipal do partido, declarando ainda apoio a ele para concorrer a prefeitura de Campo Grande, cargo a qual David também tem interesse de disputar e seria o candidato do presidente Bolsonaro.

Contar já foi destituído da presidência do PSL Campo Grande e quem assumiu foi o deputado federal e também aliado de Soraya, Loester Trutis. A nova diretoria foi instituída no dia 1º de janeiro e tem validade até 31 de dezembro deste ano. Segundo Soraya declarou na imprensa, o motivo do deputado sair da executiva é porque precisa se preparar para concorrer a prefeitura da Capital.

O processo interno contra o deputado será arquivado no partido. Conforme a ata assinada pelo presidente Luciano Bivar registra que o presidente colocou em votação os pareceres do Conselho de Ética, Fidelidade e Disciplina Partidária e “deliberou por declinar a competência nas representações 20, 22 e 23”.

Sendo o de número 20 a representação da Comissão Executiva Estadual do PSL de Mato Grosso do Sul contra o Carlos Alberto David do Santos – o Coronel David. No mesmo documento foram punidos 19 integrantes do partido, entre eles o deputado federal e filho do presidente, Eduardo Bolsonaro.

Print Friendly, PDF & Email