Vacina contra o HPV está disponível nas unidades de saúde de Coxim

A vacinação contra o vírus HPV está disponível nas unidades de saúde de Coxim. Para estar completamente protegido é necessário tomar as duas doses da vacina. Meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos devem ser vacinados. Basta ir até uma unidade de saúde com documento de identificação e a carteira de vacinação.

 

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da imunização contra o HPV, vírus que pode desenvolver cânceres, e lembra que as vacinas são gratuitas para toda a população das faixas etárias recomendadas. O vírus HPV é altamente contagioso, sendo possível contaminar-se com uma única exposição, e a sua transmissão acontece por contato direto com a pele ou mucosa infectada.

 

A vacinação contra o HPV é a forma mais eficiente de se proteger contra o câncer de colo do útero. É importante seguir fazendo o exame preventivo (Papanicolau) na vida adulta (idade entre 25 e 64 anos). A vacina HPV já é utilizada em mais de 100 países, com mais de 180 milhões de doses aplicadas desde 2006. Ela é muito segura, desenvolvida por engenharia genética. Pode, raramente, ocasionar reações como dor, inchaço e vermelhidão no local da aplicação.

 

Ocasionalmente, podem ocorrer dor de cabeça, mal-estar e desmaios (síncope), que são relacionados à ansiedade ou ao medo da aplicação da vacina – reação mais comumente vista em adolescentes. O importante é que, depois, todas ficam bem. Até o momento, não há conhecimento de nenhum efeito colateral grave relacionado à vacinação contra o HPV.

Print Friendly, PDF & Email