URGENTE: Governo estabelece dia 20 como início de plano de vacinação em MS

Mesmo se Governo federal não se mexer, MS vai lançar plano regional de imunização

Vinícius Squinelo

20 de janeiro. Essa é a data que o Governo de Mato Grosso do Sul vai lançar o plano estadual de vacinação contra a covid-19, com ou sem o planejamento e apoio do Governo federal. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.

A preferência, porém, é que o Estado siga um plano nacional de imunização. Mas, se a União não lança nenhum cronograma oficial até 20 de janeiro, MS vai começar o processo por conta própria.

“O plano estadual de imunização está pronto. Mas o estado prefere que seja (o plano) feito pelo programa Nacional de Imunização, que é um dos pioneiros no Mundo e um dos pilares de sustentação do Sistema Único de Saúde”, informou a Secretaria de Saúde, através de nota oficial enviada ao TopMídiaNews.

Até o momento, MS conta com aproximadamente 1,7 milhões de doses da Coronavac, já solicitadas ao instituto Butantã, o que seria suficiente para imunizar 850 mil dos 2,6 milhões de habitantes do Estado.

Inclusive, o TopMídiaNews apurou que o Estado pretende usar o dispositivo, já contido em Lei federal, que permite usar vacinas já registradas em um dos seguintes órgãos internacionais equivalentes à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária): Estados Unidos, China, Europa e Japão.

Além disso, há a possibilidade de adquirir mais doses através do Consórcio do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), que vai fazer uma compra coletiva para os Estados devido à ausência de ação do Governo federal.

O Plano Nacional de Imunização depende de ação do Ministério da Saúde, comandando pelo general da ativa Eduardo Pazuello, que ainda não publicou um cronograma esperado da vacinação no País.

Print Friendly, PDF & Email