Tereza Cristina firma acordo técnico na Alemanha, passa por Itália e segue para a Índia

Com a missão, ministra tem o intuito de estabelecer acordos comerciais com países

SÚZAN BENITES

A ministra  da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina Dias, esteve na Alemanha na última semana onde participou do Fórum Global da Alimentação e da Agricultura (GFFA) para debater a agricultura do futuro. Os governos do Brasil e da Alemanha assinaram no sábado (18) um memorando de entendimento para Diálogo Agropolítico Alemão-Brasileiro.

Conforme a ministra informou por meio das redes sociais, o primeiro compromisso em Berlim foi o Seminário Criando Parcerias para uma Agenda Estratégica em Agricultura Sustentável, realizado na Embaixada do Brasil, onde foi apresentado um documento com as diretrizes do Ministério da Agricultura para o desenvolvimento sustentável da agropecuária brasileira.

“A criação de uma agenda não é uma prioridade somente do Brasil e da Alemanha, mas sim de todos os países. Essa discussão envolve dois grandes desafios globais: segurança alimentar e sustentabilidade ambiental. O Brasil é um dos poucos países com capacidade de responder simultaneamente a esses dois desafios. Somos o terceiro maior exportador de alimentos do mundo e ao mesmo tempo possuímos 66,3% do território coberto por vegetação nativa. Esse cenário é resultado do aumento da produtividade no campo associado ao desenvolvimento de políticas e mecanismos de proteção do meio ambiente”, explicou a ministra no Instagram.

Ainda na Alemanha, Tereza Cristina se reuniu com a ministra da Alimentação e Agricultura da Alemanha, Julia Klöckner, e assinou um memorando de entendimento entre os países. Para promover a cooperação técnica, intercâmbio de informações (seminários, feiras, cursos), visitas técnicas e publicação de material conjunto em diversos setores da agricultura, como bioeconomia, gestão sustentável (solo e água), cadeias agroalimentares sustentáveis, financiamento rural, política agrícola e conectividade. Um grupo, formado por representantes dos dois países e de setores do agro brasileiro e alemão, irão traçar um plano de trabalho e coordenar a execução. O acordo tem duração de três anos, podendo ser prorrogado.

“Esse acordo vai aproximar mais os dois países, trocaremos conhecimento e nós poderemos mostrar a tecnologia que desenvolvemos para criar a agricultura tropical brasileira”, disse Tereza Cristina.

A assinatura ocorreu após reunião de ministros da Agricultura que participam do Fórum Global da Alimentação e da Agricultura, com a participação de mais de 200 ministros e secretários de todo o mundo. No encontro, Tereza Cristina reforçou que apenas 2,3% do território da Amazônia são usados para produção agrícola e 10,5% para pecuária, ou seja, mais de 85% do bioma estão preservados.

Ela destacou que o Brasil irá difundir o modelo de sistema de plantio direto, que passou a ser bastante usado no país nas últimas décadas, por propiciar a produção com menor impacto no solo e maior rentabilidade ao produtor. Os ministros assinaram uma declaração final em que se comprometeram na busca por uma agricultura sustentável para atender a demanda global por alimentos.

Na Índia, o governo brasileiro vislumbra o potencial do mercado, que tem mais de 1,3 bilhão de habitantes e deve ultrapassar a China como país mais populoso do mundo nos próximos dez anos. Os detalhes da agenda ainda não foram divulgados, mas a ministra terá três dias de compromissos oficiais até a chegada do presidente Jair Bolsonaro, prevista para a sexta-feira (24).

Print Friendly, PDF & Email