Segundo Ministério do Turismo, sul-mato-grossense é povo mais hospitaleiro do Brasil

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on print

Conheça os cinco estados mais hospitaleiros do Brasil; no Dia da Hospitalidade, MTur divulga destinos nacionais com o ‘modo de receber’ mais bem avaliado em pesquisa com turistas estrangeiros

Vanessa Sampaio

Ministério do Turismo

No dicionário, a hospitalidade tem muitos sinônimos: acolhimento, recepção e cordialidade são apenas alguns. No Brasil, todos eles servem para descrever a capacidade do brasileiro de cuidar bem dos visitantes que recebe. No Dia da Hospitalidade, o Ministério do Turismo revelou os cinco estados brasileiros considerados mais hospitaleiros pelos turistas estrangeiros que visitam o país.

E a disputa é acirrada. O campeão do bem receber é o estado de Mato Grosso do Sul, cuja hospitalidade recebeu aval de quase totalidade (99,6%) dos visitantes internacionais que aqui estiveram.

O acolhimento dos estados da região Sul também foi destaque na pesquisa, colocando Santa Catarina (99,2%), Rio Grande do Sul (98,9%) e Paraná (98,5%) na sequência dos mais bem avaliados do país neste quesito. A pesquisa de demanda internacional do MTur destaca ainda os estados de São Paulo e do Rio Grande do Norte, ambos com percentuais de aprovação de 98,4%.

“Este alto índice coloca a hospitalidade do brasileiro como um ativo da maior importância para o turismo nacional, uma vantagem competitiva que contribui para o esforço do MTur de aumentar o fluxo e atrair novos turistas para os nossos destinos”, comenta o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

A hospitalidade lidera em avaliação positiva entre os 16 itens de infraestrutura e serviços pesquisados no estudo da demanda internacional do MTur. Somada aos alojamentos, gastronomia, restaurantes e aeroportos, que também influenciam a percepção do turista, compõe o conjunto de atributos fundamentais da boa experiência turística. Em 2017, por exemplo, o modo de receber do brasileiro recebeu aprovação de 98,1% dos estrangeiros que visitaram destinos nacionais, maior percentual registrado nos últimos cinco anos.

Print Friendly, PDF & Email
HIPER