Quarentena: como programar suas refeições e quais alimentos ter em casa

Ariadne Mussato

Separamos algumas dicas de como estocar alimentos a fim de evitar idas desnecessárias ao supermercado

Na última quarta-feira, 12, o Ministério da Saúde aconselhou o isolamento social ou a quarentena para os brasileiros que apresentam sintomas do novo coronavírus – são eles tosse, dificuldade de respiração e febre. E a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda toda a população evitar ambientes aglomerados. As medidas foram tomadas com o objetivo de frear a dispersão do vírus covid-19.

Não há nenhuma orientação vinda dos órgãos da saúde para estocar alimentos e produtos de limpeza, como papel higiênico, em casa. No entanto, supermercados e feiras de rua deverão ser evitadas, principalmente em horários de picos. Quanto menos exposição ao vírus, melhor!

Se você está preocupado em como se alimentar nesses dias sem ter que ir às compras com tanta frequência, fique tranquilo que separamos algumas dicas de como se programar e quais alimentos guardar, sem que haja racionamento de produtos.

  • Programe suas refeições

A ideia aqui é fugir dos alimentos ultraprocessados e do junk food durante os 14 dias de quarentena e aumentar a imunidade por meio da alimentação. Por isso, planeje as suas refeições para esses dias. Se puder, divida esse planejamento em 2 semanas.

Um alimento pode se desdobrar em diversas refeições como sopas, acompanhamentos e pratos principais. Por exemplo, uma berinjela pode virar uma caponata, uma salada ou mesmo uma sopa.

  • Congele alimentos

Recorrer ao freezer é uma ótima opção para preparar refeições saudáveis! A ideia aqui não é escolher as lasanhas ou hambúrgueres industrializados, mas sim congelar legumes ou frutas in natura ou refogados e sem temperos para acrescentá-los em suas refeições, sucos ou smoothies.

Além de te ajudar a evitar mercados ou feiras durante a quarentena, congelar alimentos pode te ajudar a preparar um prato muito mais rápido. Basta juntar o restante dos ingredientes e terminar a receita, agilizando assim sua vida e economizando tempo. Isso também serve para aqueles que estão fazendo home office.

Que tal congelar aqueles alimentos que aumentam a imunidade e deixar seu cardápio mais rico?

Quais alimentos ter em casa?

Não é hora de ter pânico e estocar alimentos e produtos em casa. As dias aqui são para facilitar a vida de quem vai ficar de quarentena ou isolamento social, ou quem deseja evitar aglomerações em meio à pandemia de covid-19.

Para isso. escolha alimentos não perecíveis, como o arroz e o feijão, além de frutas e legumes congelados. Confira!

1- Carnes

Congele carnes em quantidades pequenas ou individuais em vasilhames ou sacos plásticos herméticos acelera o processo de descongelamento e facilita no preparo. Retire-os do freezer apenas quando for consumi-los.

2- Frutas 

Para congelar frutas, basta colocá-las inteiras ou cortadas em pedaços, descascadas e sem os caroços. Assim fica mais fácil coloca-las em alguma sobremesa, suco ou smoothies. Aposte nas frutas da estação para economizar e ter maior durabilidade.

3- Legumes 

Você pode optar por comprar e congelar corretamente os legumes ou comprá-los já congelados, como as seletas, o brócolis e a ervilha. Esses alimentos podem ser usados em diversas refeições ao longo dos dias de quarentena.

4- Oleaginosas e Cereais

Esses alimentos possuem maior durabilidade e o prazo de vencimento mais longo. Além de serem ótimo para a saúde. Invista em castanhas, nozes, amêndoas, aveia, arroz, milho, centeio, entre outros.

 

Print Friendly, PDF & Email