PT apoia Baleia Rossi contra candidato de Bolsonaro

A eleição que renovará a cúpula do Congresso será no dia 1º de fevereiro

Brenda Machado, Estadão Conteúdo

Com o objetivo de confrontar o presidente Jair Bolsonaro, a bancada do PT decidiu apoiar a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara.

Além do Partido dos Trabalhadores, outras frentes da oposição ao Centrão também estão apoiando Rossi: PSB, PDT, PCdoB e Rede.

A adesão à campanha do deputado foi aprovada por 27 votos, contra 23, em reunião virtual de mais de duas horas, realizada na tarde desta segunda-feira (4).

A eleição que renovará a cúpula do Congresso será no dia 1º de fevereiro e Baleia tem como principal adversário o líder do Progressistas, Arthur Lira (AL), que tem o aval do Palácio do Planalto.

No dia 18 de dezembro, o PT já havia assinado um documento em apoio ao bloco dos partidos aliados a Rodrigo Maia (DEM-RJ), do qual Baleia faz parte.

Mesmo assim, a bancada continuava dividida em lançar um candidato próprio, dentro do grupo, ou endossar a candidatura de Baleia, que é presidente do MDB.

Juntas, as cinco legendas apoiadoras do candidato somam 119 deputados, considerando as bancadas atuais com as últimas mudanças, em razão das eleições municipais.

O PSOL, com 10 parlamentares, deve ficar de fora do anúncio desta segunda. A bancada está dividida e tem reunião agendada para o dia 15.

EMBATE NA VOTAÇÃO

Os candidatos Baleia Rossi e Arthur Lira disputarão o comando da Câmara nos próximos dois anos, e a definição desta eleição refletirá diretamente nos últimos dois anos do governo de Bolsonaro.

É o presidente da Câmara quem decide quais projetos serão votados ou na Casa e quais barrar, além de ser responsável por dar andamento ou engavetar pedidos de impeachment.

Apesar de já ter assinado uma carta de adesão ao bloco de partidos aliados ao atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do qual Baleia faz parte, a oposição não tinha ainda batido o martelo em apoio à candidatura do deputado e ameaçava até hoje lançar um nome próprio na disputa, o que poderia embaralhar a eleição e enfraquecer o emedebista.

Em Nota divulgada hoje, os presidentes e líderes da Rede, PSB, PCdoB, PDT e PT listam compromissos assumidos por Baleia em troca do apoio dos partidos.

“Nós, dos partidos de oposição, temos a responsabilidade de combater, dentro e fora do Parlamento, as políticas antidemocráticas, neoliberais, de desmonte do Estado e da economia brasileira, e de lutar para que nosso povo possa ter resguardados o direito à vida, à saúde, ao emprego e renda, à alimentação acessível, à educação, à moradia, entre outros direitos essenciais”, destacaram no anúncio.

A carta dos partidos cita outras tratativas, como o comprometimento de dar espaço à oposição na Casa se vencer a eleição interna, e não barrar Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e convocações de ministros do governo Jair Bolsonaro, além de pautar projetos de decreto legislativo, capazes de derrubar decretos presidenciais.

Baleia já tem o apoio do seu partido, do qual é o presidente, além do PSDB, DEM, Cidadania, PV e do rachado PSL. Essas siglas somam atualmente 159 deputados. Com a oposição, o bloco fica com 278.

Na outra ponta, o bloco de Lira, líder do Centrão, tem o aval de dez partidos (Progressistas, PL, Republicanos, PSD, Solidariedade, PTB, Pros, PSC, Avante e Patriota), que somam 203 parlamentares.

Para ganhar a eleição, o candidato precisa ter a maioria dos votos dos 513 deputados, ou seja 257 votos em primeira votação, ou ser o mais votado em segundo turno.

Print Friendly, PDF & Email