Procurador-Geral do MPE reforça que população também é responsável por frear alta da Covid-19

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Alexandre Magno frisou que apesar do estado ter conseguido manter leitos disponíveis durante os meses anteriores a população deve se conscientizar

Thais Libni

Preocupado com o aumento no número de casos e óbitos por Covid-19 em Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda, Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPE-MS), fez um alerta sobre a importância da população aderir às medidas de biosseguranças recomendadas pelos órgãos de Saúde.

Diante do agravamento da pandemia, o procurador explica que apesar de até o momento existirem leitos suficientes, há outros problemas que precisam ser observados para não se chegar ao colapso.

“Deve-se considerar que, embora o Estado tenha conseguido manter número de leitos suficiente para atender a população, há escassez de recursos humanos e anestésicos para entubação dos doentes em unidade de terapia intensiva (UTI), fato que pode gerar a morte de pessoas.”, pontuou Magno.

O MPE-MS segue adotando ações judiciais e extrajudiciais com intuito de garantir o atendimento necessário para todas as pessoas. No entanto, diante do quadro atual, é fundamental que a população siga rigorosamente as medidas de segurança indicadas pelas autoridades sanitárias, como distanciamento social e o uso de máscaras.

O respeito às normas de biossegurança pode evitar que o sistema de saúde entre em colapso, consequentemente deixando os doentes à mercê.

DADOS

Nas últimas 24 horas, Campo Grande registrou mais 275 confirmações do novo Coronavírus, totalizando 43.326 casos desde o início da pandemia no estado. A Capital também confirmou 5 novos óbitos, chegando a 758 mortes.

Até agora, Mato Grosso do Sul contabilizou 95.193 infectados, sendo que 8.468 correspondem a casos ativos. O número de internações está em 390 internados e, ao todo, o estado registrou 1.748 óbitos.

Print Friendly, PDF & Email
HIPER
posto