No comando da Infraestrutura, Riedel se fortalece com vistas à sucessão de Reinaldo no ano que vem

Braço direito do governador do Estado Reinaldo Azambuja (PSDB) desde sua posse para o primeiro mandato no dia 1 de janeiro de 2015, o biólogo Eduardo Corrêa Riedel se mostrou no decorrer desses mais de seis anos num dos postos mais estratégicos do Governo do Estado, um homem que não perdeu a humildade e o carisma, apesar da importância cada dia maior que conquistou no staff governamental.

Como secretário de estado de Governo e Gestão Estratégica, esteve sempre ao lado de Reinaldo Azambuja assessorando e respaldando a elaboração de projetos administrativos que transformaram Mato Grosso do Sul no novo modelo de desenvolvimento em âmbito nacional.

Graças à ação de auxiliares como Eduardo Riedel, o Governo Reinaldo Azambuja colocou Mato Grosso do Sul no topo de ranking dos estados vistos como melhores pontos para os investidores brasileiros.

Diante dessa performance e da confiança que Reinaldo sempre lhe depositou, até mesmo por serem vizinhos de propriedade rural em Maracaju, Eduardo Riedel sempre foi apontado pelos analistas políticos como a opção mais forte do PSDB para a disputa da eleição de 2022, quando os tucanos buscarão dar continuidade ao modelo de desenvolvimento implantado em Mato Grosso do Sul.

No início desta semana, as ilações dos analistas políticos deixaram de ser ilações e ganharam mais concretude a partir do momento em que Reinaldo Azambuja mexeu no seu conjunto de secretários convocando Eduardo Riedel para comandar a Secretaria de Estado de Infraestrutura, o organismo administrativo encarregado de realizar todos os projetos de obras que serão executados no Estado ao longo dos próximos anos.

Como se sabe, o atual Governo, partindo para sua etapa final, lançou um pacote bilionário de obras e o governador querendo eleger seu sucessor precisa de alguém de extrema confiança para carregar a tiracolo pelo Estado afora nos próximos 14 meses de tal sorte que se chegue a abril de 2022 “a ponto de bala”, ou seja, pronto para desincompatibilizar e iniciar a corrida eleitoral com vistas a vencer o pleito e assumir o Governo do Estado.

Esse nome, sem dúvida, é Eduardo Riedel que, após comandar a execução do maior projeto de obras já lançado em Mato Grosso do Sul, não só estará pronto a se tornar um candidato viável eleitoralmente, como também poderá ser o puxador de votos que Reinaldo precisa, caso decida renunciar ao mandato em abril do ano que vem para concorrer ao Senado da República.

Com Riedel viabilizado eleitoralmente, Reinaldo pode contar com o apoio do vice-governador Murilo Zauith (DEM), caso este opte por assumir o Governo, ou com Paulo Corrêa (PSDB) outro escudeiro de primeira hora de Azambuja, que não hesitaria em assumir o Governo do Estado por quase nove meses, caso Murilo seja brindado com uma cadeira no Tribunal de Contas e abra mão do governo.

Mas este é outro assunto para se comentar em outra oportunidade.

QUEM É – Eduardo Corrêa Riedel é graduado em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem mestrado em Zootecnia na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Cursou MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e participou da formação Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais, realizado pelo INSEAD, em Fontainebleau, França.

Desde 1994 é diretor da Sapé Agropastoril Ltda., empresa que atua na produção de carne bovina, cana-de-açúcar e grãos, em Maracaju. Implementou um modelo de gestão inovador, com enfoque na gestão de pessoas, avaliação de desempenho organizacional e participação nos resultados.

Foi presidente do Sindicato Rural de Maracaju (MS), vice-presidente e presidente interino da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul). Eleito por unanimidade, assumiu a presidência da Famasul, cargo do qual se licenciou em janeiro de 2015 quando se tornou secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica.

Neste período também foi presidente do Movimento MS Competitivo e do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS. Atuou ainda como vice-presidente diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), sendo que para o triênio 2015-2018 passou a exercer o cargo de vice-presidente de Finanças da CNA.

Na semana passada foi guindado à titularidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Obras Públicas). ( Com informações do GDS News).

Jota Menon

Print Friendly, PDF & Email