MS tem sete deputados na frente que deve apoiar Rossi

Grupo contra Arthur Lira, candidato de Bolsonaro, tem 11 partidos, que vão do PSDB ao PSL; lista pode ir de Vander Loubet (PT) a Loester Trutis (PSL)

Clodoaldo Silva

Dos 269 deputados federais que integram o bloco de 11 partidos que anunciaram apoio à candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) para a presidência da Câmara dos Deputados, sete são sul-mato-grossenses. Apenas um parlamentar do Estado está em legenda que não integra esse grupo.

Rossi é o candidato do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia, e disputará a vaga com o deputado Arthur Lira (PP-AL), candidato declarado do presidente Jair Bolsonaro. A eleição será no dia 1º de fevereiro, em votação secreta.

Embora tenha anunciado na semana passada a formação do grupo, a oposição cobrou de Rossi alguns compromissos que o apoiassem. Anteontem, o candidato se reuniu com lideranças do PT, PDT, PSB e PCdoB e deu um passo importante para garantir a adesão dos partidos de oposição à sua campanha ao firmar o compromisso de atender às reivindicações apresentadas pela esquerda, caso seja eleito.

Entre esses compromissos estão dar mais espaço aos partidos de esquerda na mesa diretora, facilitar atos contra o governo e não colocar obstáculos para se instalar Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar fatos envolvendo o Palácio do Planalto. As reuniões continuaram ontem.

No encontro que o PT realizou, com a bancada dividida entre apoiar Rossi ou ter candidatura própria, a decisão ficou para janeiro. O partido tem 53 parlamentares, a maior bancada entre os partidos, excluindo os blocos partidários, e é o que oferece maior resistência em apoiar a candidatura de Rossi.

O deputado petista sul-mato-grossense Vander Loubet disse que “o desafio é elegermos um presidente que garanta a independência da Casa diante do governo Bolsonaro. Mas não se trata apenas disso. Precisamos que esse presidente também se comprometa com as pautas progressistas, para que a gente não tenha de enfrentar na Câmara a aprovação de mais projetos que tiram direitos dos trabalhadores e prejudicam a população mais pobre”.

Loubet enfatizou que vai seguir a orientação do seu partido na eleição da mesa diretora.

FRENTE AMPLA

De acordo com Baleia Rossi, sua candidatura conta com o apoio de diversos partidos de amplo espectro ideológico e “mostra que a Câmara livre e independente é o melhor para o País”. Ele disse que a frente ampla de partidos dá condições de vitória. Integram esse bloco para a disputa da mesa diretora o PT, DEM, PDT, PSB, MDB, Cidadania, Rede, PV, PCdoB, PSDB e PSL, que tem ao todo 269 deputados.

Já o deputado sul-mato-grossense do PSL Loester Trutis enfatizou que “na última eleição votei em Marcel [Van Hattem] do Novo [Partido Novo]. Estou alinha do com a renovação desta vez também”. O PSL tem 36 parlamentares, muitos são apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, mesmo após ele deixar a legenda, por isso devem votar em Arthur Lira.

PSDB

Dentro do bloco de partidos que apoiam Rossi está o PSDB, que tem os deputados sul-mato-grossenses Beto Pereira, Bia Cavassa e Rose Modesto. Outro partido é o PDT, que tem Dagoberto Nogueira. Doutor Luiz Ovando e Loester Trutis são do PSL, e Vander Loubet é do PT. Apenas o deputado Fábio Trad (PSD) não está em uma das legendas do bloco de apoio a Baleia Rossi.

Embora esses parlamentares integrem legendas que declararam apoio ao candidato de Rodrigo Maia, eles têm total liberdade para votar em Lira.

No lançamento da candidatura, Rossi enfatizou  o papel de Rodrigo Maia de garantir protagonismo da Casa, sobretudo nos últimos dois anos. E destacou o papel da Câmara no combate à pandemia, como o apoio a estados e municípios, o orçamento de guerra e o auxílio emergencial.

A eleição para definir o comando da Câmara no biênio 2021/2022 será no dia 1º  de fevereiro, quando também serão escolhidos os demais ocupantes da mesa diretora: dois vice-presidentes, quatro secretários e os respectivos suplentes.

Print Friendly, PDF & Email