MS tem sete deputados na frente que deve apoiar Rossi

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Grupo contra Arthur Lira, candidato de Bolsonaro, tem 11 partidos, que vão do PSDB ao PSL; lista pode ir de Vander Loubet (PT) a Loester Trutis (PSL)

Clodoaldo Silva

Dos 269 deputados federais que integram o bloco de 11 partidos que anunciaram apoio à candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) para a presidência da Câmara dos Deputados, sete são sul-mato-grossenses. Apenas um parlamentar do Estado está em legenda que não integra esse grupo.

Rossi é o candidato do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia, e disputará a vaga com o deputado Arthur Lira (PP-AL), candidato declarado do presidente Jair Bolsonaro. A eleição será no dia 1º de fevereiro, em votação secreta.

Embora tenha anunciado na semana passada a formação do grupo, a oposição cobrou de Rossi alguns compromissos que o apoiassem. Anteontem, o candidato se reuniu com lideranças do PT, PDT, PSB e PCdoB e deu um passo importante para garantir a adesão dos partidos de oposição à sua campanha ao firmar o compromisso de atender às reivindicações apresentadas pela esquerda, caso seja eleito.

Entre esses compromissos estão dar mais espaço aos partidos de esquerda na mesa diretora, facilitar atos contra o governo e não colocar obstáculos para se instalar Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar fatos envolvendo o Palácio do Planalto. As reuniões continuaram ontem.

No encontro que o PT realizou, com a bancada dividida entre apoiar Rossi ou ter candidatura própria, a decisão ficou para janeiro. O partido tem 53 parlamentares, a maior bancada entre os partidos, excluindo os blocos partidários, e é o que oferece maior resistência em apoiar a candidatura de Rossi.

O deputado petista sul-mato-grossense Vander Loubet disse que “o desafio é elegermos um presidente que garanta a independência da Casa diante do governo Bolsonaro. Mas não se trata apenas disso. Precisamos que esse presidente também se comprometa com as pautas progressistas, para que a gente não tenha de enfrentar na Câmara a aprovação de mais projetos que tiram direitos dos trabalhadores e prejudicam a população mais pobre”.

Loubet enfatizou que vai seguir a orientação do seu partido na eleição da mesa diretora.

FRENTE AMPLA

De acordo com Baleia Rossi, sua candidatura conta com o apoio de diversos partidos de amplo espectro ideológico e “mostra que a Câmara livre e independente é o melhor para o País”. Ele disse que a frente ampla de partidos dá condições de vitória. Integram esse bloco para a disputa da mesa diretora o PT, DEM, PDT, PSB, MDB, Cidadania, Rede, PV, PCdoB, PSDB e PSL, que tem ao todo 269 deputados.

Já o deputado sul-mato-grossense do PSL Loester Trutis enfatizou que “na última eleição votei em Marcel [Van Hattem] do Novo [Partido Novo]. Estou alinha do com a renovação desta vez também”. O PSL tem 36 parlamentares, muitos são apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, mesmo após ele deixar a legenda, por isso devem votar em Arthur Lira.

PSDB

Dentro do bloco de partidos que apoiam Rossi está o PSDB, que tem os deputados sul-mato-grossenses Beto Pereira, Bia Cavassa e Rose Modesto. Outro partido é o PDT, que tem Dagoberto Nogueira. Doutor Luiz Ovando e Loester Trutis são do PSL, e Vander Loubet é do PT. Apenas o deputado Fábio Trad (PSD) não está em uma das legendas do bloco de apoio a Baleia Rossi.

Embora esses parlamentares integrem legendas que declararam apoio ao candidato de Rodrigo Maia, eles têm total liberdade para votar em Lira.

No lançamento da candidatura, Rossi enfatizou  o papel de Rodrigo Maia de garantir protagonismo da Casa, sobretudo nos últimos dois anos. E destacou o papel da Câmara no combate à pandemia, como o apoio a estados e municípios, o orçamento de guerra e o auxílio emergencial.

A eleição para definir o comando da Câmara no biênio 2021/2022 será no dia 1º  de fevereiro, quando também serão escolhidos os demais ocupantes da mesa diretora: dois vice-presidentes, quatro secretários e os respectivos suplentes.

Print Friendly, PDF & Email
HIPER