Invasão de grilos em Coxim e em várias cidades de MS

Nos últimos dias, em Coxim é constantes o convívio com os insetos

O barulho dos grilos tem incomodado muito os coxinenses o cri cri cri.

há alguns dias esses barulhos estão sendo normais em varias cidades de MS.

O site mídia max, falou com um biólogo José Milton e explicou o que está acontecendo.  é fruto de fatores que favoreceram uma ‘explosão populacional’. “É uma resposta deles as altas temperaturas e o final do período chuvoso, que coincide com a época de reprodução”, disse.

Segundo o biólogo, não há motivo para preocupação, já que esses insetos, da espécie grilo-preto, não são vetores de doenças. “Só precisa se preocupar se tiver uma horta ou flores em casa, porque nessa fase de crescimento eles são vorazes, precisam se alimentar”, comentou.

Longo também explicou que eles devem sumir em breve e que tem como predadores principalmente pássaros, lagartos e cobras.

“Muitos não vão conseguir se reproduzir, então encerram-se os ciclos. Tem os picos de reprodução que são aquelas espécies que são explosivas: colocam um ‘montão’ de ovos e vai nascer um ‘montão’ de filhotinhos, mas nem todos vão obter sucesso de chegar a vida adulta e se reproduzir”, pontou ele.

O assunto tem tomado conta das redes sociais nos últimos dias, com os usuários se questionando sobre a origem do fenômeno e relatando as experiências com os insetos. “Quase infartei a primeira vez que vi porque achei que era uma barata”, contou uma. “Esses dias um me acordou 4 da manhã, Tive que matar ele”, relatou outra.

Fabio Oruê/Edson Brandao.

Print Friendly, PDF & Email