Formatura do Proerd reúne escolas, pais e mil alunos do programa em Coxim

Nos dias 22 e 23 de novembro, no salão paroquial da Catedral São José, a Prefeitura Municipal de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o 5º Batalhão de Polícia Militar de Coxim, empresas e instituições parceiras realizaram as formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) dos alunos das escolas do município. Este é o nono ano do programa em Coxim.

O Proerd é um programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por Policiais Militares, que ministram aulas semanais para crianças do nível 5 da Educação Infantil e dos 5° e 7º anos do Ensino Fundamental, visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes.

Com abordagens sobre drogas, violência e outros assuntos que colaboram com a formação de cidadãos de bem, o Proerd tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles (E.U.A), com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policias, denominado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education) onde o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da polícia na questão da iniciação ao uso indevido de drogas e da violência pelas crianças, tendo sido adaptado para a nossa realidade e hoje administrado pelo Conselho de Comandantes Gerais das Polícias Militares do Brasil (CNCG), através da Câmara Técnica do PROERD.

Os conhecimentos sobre drogas e as formas de evitá-las são transmitidos aos alunos através de lições, com a utilização de um Livro do Estudante, sendo aplicadas aulas semanais com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras e outros. No fim de cada ano, são realizadas as formaturas do Proerd, com a participação da família e da comunidade escolar, com a entrega do diploma, habilitando aquele aluno a ser um fonte de compartilhamento dos conhecimentos adquiridos.

Além de manter as crianças longe das drogas, com o Proerd, a Polícia Militar tem a possibilidade de fazer a aproximação do Policial Militar com a comunidade, já que ele trabalha com os alunos em sala de aula, fardado, na presença também do professor, fazendo com que haja uma melhor interação entre a PM e a sociedade. O comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, Major PM Luiz César de Souza Herculano, reforça a importância do programa para a sociedade. “Este trabalho é um trabalho de prevenção e ele surte muito efeito na questão do policiamento, pois com essa formação, as crianças tendo noção do perigo que elas têm com as drogas, elas se afastam”, afirma.

A secretária de Educação, Raquel Singh, observa que o programa traz muitos pontos positivos na educação das crianças. “O Proerd é de grande valia, pois ele trabalha com as crianças sobre a prevenção quanto ao uso de drogas. Não fala somente sobre isso. Fala também sobre comportamento, trânsito e outros assuntos importantes para a formação desses pequenos cidadãos. É um programa completo, que nos auxilia nesse tema transversal que temos que discutir nas escolas e auxilia na família, com a orientação que é dada no programa, trazendo uma sociedade mais tranquila e mais feliz”, ressalta.

O Proerd foi implantado em Mato Grosso do Sul em junho de 1997, com cinco instrutores que foram formados pela PM/SP. Posteriormente, outros cursos foram realizados, onde houve o apoio da PM/DF e da Câmara Técnica da PM/SC, sendo, então, implantado o programa em diversos municípios do Estado, como Coxim, Dourados, Rio Brilhante, Aquidauana, Ponta Porã, Corumbá, entre outros.

  • [Alternative text]
  • [Alternative text]
  • [Alternative text]
1/3
[Alternative text]
Print Friendly, PDF & Email