Em comitiva de presidente, Nelsinho encontra Trump

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on print

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, convidado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) para integrar a comitiva que está nos EUA para cumprir uma agenda extensa de compromissos oficiais. E como parte do encerramento dos trabalhos, Nelsinho esteve presente no encontro do grupo com o líder norte-americano, Donald Trump. Bolsonaro foi recebido por Donald Trump na Casa Branca às 12h02 desta terça-feira (19). Trump o recebeu na porta com um aperto de mãos.

“Eu sei exatamente o que quero da Venezuela, temos opções diferentes sobre a Venezuela, todas as opções estão sobre a mesa. Nós temos que discutir [o apoio a uma intervenção militar]”, disse Trump ao saudar o presidente brasileiro. Trump também disse que apoia a inclusão do Brasil na OCDE. A entrada neste grupo é o principal trunfo que o governo Bolsonaro espera obter na viagem. Ser membro da organização funciona como uma espécie de selo de qualidade de políticas macroeconômicas, e estimularia investimentos no país. No salão Oval, os presidentes trocaram camisas de futebol dos dois países.

AÇÕES – Em entrevista à ‘Rádio Senado’ na segunda-feira (18), Nelsinho falou sobre a visita aos Estados Unidos junto à comitiva do presidente. Diretamente da capital Washington, o senador afirmou ter participado de encontros voltados para o estreitamento das relações entre Brasil e EUA.

O senador disse que participou de um jantar de trabalho na embaixada brasileira com vários ministros brasileiros e empresários norte-americanos, além do presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CRE) da Câmara, deputado Eduardo Bolsonaro. O aperfeiçoamento das relações econômicas entre os países foi um dos principais assuntos discutidos, segundo o senador.

Nelsinho Trad também informou que teria nesta segunda (18) agenda no Congresso dos EUA para aproximação dos parlamentos de ambos os países e debater assuntos como a crise na Venezuela.

“Nós temos uma programação intensa ainda por estes dois dias para a gente coroar de êxito aqui essa visita que estamos fazendo aos Estados Unidos da América. Está sendo muito proveitosa essa visita no sentido de promover uma ação mais conjunta dos parlamentos”, afirmou Nelsinho.

Quanto à liberação do visto brasileiro para viajantes norte-americanos, sem medida recíproca por parte dos EUA, o senador disse que esse é um passo importante do governo brasileiro para reforçar os laços fraternos entre as duas nações. Afirmou ainda acreditar que “com certeza haverá de ter uma contrapartida.”

Além do senador Nelsinho Trad, fazem parte da comitiva os ministros Fernando Azevedo (Defesa), Sergio Moro (Justiça), Paulo Guedes (Economia), Marcos Pontes (Ciência), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Teresa Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Print Friendly, PDF & Email
HIPER