Edvaldo Bezerra participa da Audiência Pública da UEMS e poderá ter novos cursos para unidade de Coxim

UEMS

Reestruturação da UEMS de Coxim será definida por conselho, universitários e comunidade

Em audiência pública ocorrida na noite de segunda-feira (28 de outubro) na Câmara Municipal com o plenário totalmente lotado foi discutido à reestruturação da UEMS de Coxim, ficou definido que será formado um conselho com diversos representantes da sociedade e da comunidade acadêmica para definir os novos rumos desta importante instituição de ensino que há mais de 20 anos contribui com o desenvolvimento de Coxim e região.

A Audiência foi conduzida e presidida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Vladimir Ferreira que conduziu os trabalhos com muita responsabilidade com a participação dos universitários e da platéia com vários questionamentos.

O reitor da UEMS esclareceu inicialmente que a unidade da UEMS em Coxim não será fechada, disse ainda que a UEMS estará recebendo um aporte de R$ 10 milhões por meio de emenda parlamentar impositiva para reestruturação de todas as suas unidades no Estado de Mato Grosso do Sul.

Laercio disse também sobre a possibilidade da abertura de novos cursos provavelmente a partir de 2021, inclusive de pós-graduação e implantação de estrutura para núcleos de ensino à distância (EAD), entre outros projetos de valorização para a área de Ciências Biológicas, praticamente a aptidão da unidade devido a proximidade com o Pantanal, deixando claro que as escolhas de novos cursos serão definidos de forma conjunta.

O prefeito de Coxim, Aluizio São José, disse que a Prefeitura está à disposição para contribuir no processo, seja na contratação de uma empresa para realização de pesquisa para ouvir a população, a classe dos professores da universidade e os estudantes sobre quais necessidades ela espera que a UEMS possa suprir por meio de cursos oferecidos e produção científica.

A sociedade, muito bem representada por cidadãos e estudantes presentes, prestou suas observações, questionamentos e se fez ouvida devidamente, avaliou o presidente da Câmara, Vladimir Ferreira.

Em entrevista exclusiva ao SITE INTEGRAÇÃO MS, o vice- prefeito Edvaldo Bezerra disse, “Uma Audiência muito importante, não só para os universitários, mas para toda a sociedade coxinense, há mais de 20 anos instalada na nossa cidade, e agora com novo Reitor vai fazer a reestruturação da unidade e possivelmente com novos e importantes cursos para a nossa cidade, com a possibilidade do curso de direito, caso a UFMS não o faça. Coxim pode em muito breve ser realmente uma cidade universitária. Estamos trabalhando muito para isso se tornar uma realidade, sempre com as parcerias, Executivo, Legislativo, Governo do Estado, Governo Federal representado pelo deputado Vander Loubet e o ex-deputado Junior Mochi que sempre lutou para que hoje estivesse acontecendo tudo isso, só assim Coxim vai ser cada dia uma cidade melhor para se viver. Um sonho de muitos”. Finalizou Bezerra.

Estava presente o prefeito de Coxim, Aluizio São José; pelo deputado federal Vander Loubet; pelo reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho; pelo vice-prefeito de Coxim, Edvaldo Bezerra; pelo representante da SEGOV, Thaner Castro Nogueira; pela secretária Municipal de Educação, Raquel Singh; pela presidente do SIMTED de Coxim, Mara Núbia dos Santos; pela diretora do Diretório Central dos Estudantes da UEMS Coxim, Marinez dos Santos; e pelos vereadores Edmir Cândido, Lucimar Barbosa, Adelson Janúncio, Abílio Vanelli, Lucimeire Barbosa, Dinalva Mourão, Mecias Alves, Vilmar Vendruscolo e Amoacir Alexandre.

fotos Edson Brandão.

Print Friendly, PDF & Email