Educação alimentar de escola municipal de Coxim é destaque nacional

0

Uma ação que envolveu a comunidade escolar da Escola Municipal Maria Lucia Batista, em Coxim, foi contemplada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Trata-se de um livro que mostra iniciativas relacionadas à educação alimentar e nutricional de 20 escolas públicas brasileiras, das quais uma foi a de Coxim, realizada em maio de 2019.

A ação foi desenvolvida pela nutricionista Caroline Fernandes Costa Vaz, com apoio da diretora da escola, Carla Cristina Baptista Coelho, do estagiário do Vale Universidade estudante do IFMS João Victor Andrade dos Santos e envolveu merendeiras, alunos e fornecedores de alimentos da merenda escolar.

No projeto foram escolhidos alguns frutos do cerrado facilmente encontrados no município como o baru e o jenipapo, com alta capacidade nutritiva, que auxiliam no combate a doenças como a dengue, por exemplo. Esses frutos nativos foram fornecidos por pequenos produtores locais. A nutricionista e o estagiário repassaram o conhecimento quanto aos métodos de preparo e informações nutricionais às merendeiras e às professoras, que desenvolveram um trabalho pedagógico prático com as crianças.

“Ensinamos duas formas de preparação: uma com o jenipapo e uma com o baru: no suco e no bolo. Fizemos o bolo de churros com jenipapo, que, além das propriedades nutricionais, é um corante natural dando a magnífica coloração azul-marinho após o aquecimento; e a farinha de castanha de baru como cobertura, além de um suco de abacaxi com jenipapo. Em seguida, o lanche foi oferecido às crianças, não sendo observadas sobras nas formas, mas sim uma alta aceitabilidade. Para finalizar, pedimos às crianças que escrevessem cartas às merendeiras como forma de gratidão pelo trabalho carinhoso que têm feito na escola, depois as entregamos em uma caixinha com uma coroa”, explica a nutricionista Caroline.

A secretária municipal de Educação, Raquel Singh, parabenizou a equipe e destacou que a ação tem importante papel na promoção da saúde das crianças e as merendeiras tornam-se difusoras do conhecimento em suas comunidades. “Além disso, há de ressaltar que a maioria dos alimentos servidos na merenda escolar de Coxim são adquiridos por meio de compras públicas da agricultura familiar do próprio município, de forma a prestigiar os pequenos produtores locais e a economia do Município”, disse a secretária de Educação.

Publicação

O livro da 3ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional foi lançado no dia 16 passado, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação. A divulgação da obra ocorreu durante evento on-line transmitido pelo canal do FNDE no Youtube.

Buscando incentivar o debate e a prática das políticas alimentares no ambiente escolar, e dar visibilidade às ações já desenvolvidas nas escolas públicas do país, o FNDE promove desde 2017, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional.

A publicação está disponível para download aqui.

Fonte: Fabio Pellegrini – DRT/MS 116-06

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here