Duilio Vaneli e Junior Mochi são agraciados com título de Cidadão Sul-Mato-Grossense

O agricultor familiar e líder religioso Duilio Vaneli, de Coxim-MS, e o advogado e ex-prefeito da cidade, Junior Mochi, receberam nesta terça-feira (1º) o título de Cidadão Sul-Mato-Grossense. A cerimônia foi realizada na Assembleia Legislativa, em Campo Grande, e contou com a presença do vereador Abilio Vaneli, representando a Câmara Municipal de Coxim. Duilio foi homenageado pelo deputado Cabo Almi (PT) e Mochi recebeu a honraria por meio do deputado Eduardo Rocha (MDB).

Como líder religioso, Duilio Vaneli acumula as funções de catequista, coordenador da Comunidade São Francisco da Pontinha e animador de grupos familiares. Ainda é militante das Comunidades Eclesiais de Base – CEB’s.

Em 1988, colheu assinaturas para o abaixo-assinado que permitiu a Assembleia Nacional Constituinte incluir os trabalhadores e as trabalhadoras rurais no sistema de Previdência Social, com direito a aposentadoria.

Grande incentivador do futebol amador na Zona Rural, Duilio jogou e dirigiu os times do Marabá F. C., O Canarinho F C, além do time da Associação de Desenvolvimento Rural da Colônia Taquari. Ele também foi Conselheiro Municipal de Saúde e de Desenvolvimento Rural no município de Coxim, e é sócio fundador do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município.

O homenageado também é um dos fundadores e militante ativo do Partido dos Trabalhadores (PT) de Coxim, desde 1986, e da ADRCT (Associação de Desenvolvimento Rural da Colônia Taquari) no ano de 2000.

Duilio é casado com Valdice Vaneli, sendo pai de cinco filhos: Marlene, Edilson, Edmilson, Edimar e Marlett Vaneli.

Junior Mochi

Oswaldo Mochi Junior, mais conhecido como Junior Mochi, é advogado e foi prefeito de Coxim por duas vezes, sendo o primeiro mandato iniciado em 1996. Cumpriu três mandatos como deputado estadual de Mato Grosso do Sul, presidindo a Assembleia Legislativa por duas vezes (2015-2019).

No primeiro mandato, Mochi foi o deputado com mais leis aprovadas – ao todo 47 projetos. Destas, destacam-se a que criou o programa “Ver e Ouvir para Aprender” nas escolas da Rede Pública de Ensino de Mato Grosso do Sul, assegurando atenção especial aos alunos da rede estadual com limitações visuais e auditivas.

A iniciativa rendeu ao então deputado o prêmio nacional Mérito Legislador, concedido aos 150 melhores projetos parlamentares do Brasil. Com inúmeros outros projetos aprovados nos setores de saúde, segurança, transporte e educação, Mochi destacou-se também pelo apoio aos programas de educação especial. Por sua iniciativa, Mato Grosso do Sul foi o primeiro Estado a debater publicamente o Marco Legal da Primeira Infância.

Print Friendly, PDF & Email