Dia da Consciência Negra é lembrada pelo vereador Vladimir Ferreira

Vereador Vladimir Ferreira destaca importância do Dia da Consciência Negra

Na sessão de terça-feira (19/11), o presidente da Câmara Municipal de Coxim, vereador Vladimir Ferreira, usou a tribuna para falar sobre o Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira (20/11). Ele lembrou que a data marca a morte de um dos símbolos da resistência negra no Brasil: o Zumbi dos Palmares.

O Quilombo dos Palmares foi fundado em 1600 e resistiu por quase um século, tombando apenas em 1695, quando da morte de Zumbi, seu último grande líder, aos 40 anos. Ele foi caçado, preso e decapitado, tendo a cabeça exposta em praça pública.

Vladimir frisou que a abolição da escravatura veio apenas 193 anos depois, em 1888. Porém, segundo ele, em nenhum momento houve reconhecimento quanto a dívida que o estado brasileiro tem com a população oriunda do continente africano. Conforme o vereador, o Brasil ainda é um país amplamente desigual e discriminatório, onde o racismo é uma realidade.

Segundo Vereador, é preciso lembrar toda a contribuição que os povos advindos da África deram para a construção do nosso país, tanto do ponto de vista econômico quanto cultural.

Assessoria CMC/IntegraçãoMS

Print Friendly, PDF & Email