Deputado do PSL-MS tirou apoio a Eduardo Bolsonaro

Deputado de MS não assinou nova lista em defesa de filho de presidente na liderança do partido

YARIMA MECCHI

O deputado federal de Mato Grosso do Sul, Loester Trutis (PSL) retirou seu nome da lista de apoio para seu colega de bancada e filho do presidente Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), ser líder do partido na Câmara dos Deputados. Na noite de ontem (16), um grupo de deputados aliados ao presidente tentou destituir do cargo de líder do governo o deputado Delegado Waldir (PSL-GO), com duas listas encaminhadas à Secretaria-Geral da Mesa da Câmara, ato sem sucesso.

Conforme informado pelo site Congresso em Foco, na primeira lista de apoio a Eduardo Bolsonaro, estava o nome dos dois deputados federais do PSL-MS, Dr. Luiz Ovando e Loester Trutis, porém na segunda lista apresentada o nome de Trutis não é informado. Além de Trutis a deputada Bia Kicis (PSL-DF) também retirou seu nome. Na primeira lista de apoio ao filho do presidente são 26 nomes e na segunda 24 nomes.

O ato realizado no Congresso Federal é mais um capitulo da crise interna no PSL que vem se agravando desde sexta-feira (11). O partido está dividido entre o grupo do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, chamados de ‘bolsonaristas’ e o grupo do presidente da executiva nacional, Luciano Bivar, conhecidos como ‘bivaristas’.

Conforme o Estadão, Jair Bolsonaro atuou pessoalmente para tentar derrubar Waldir. Em áudio vazado na imprensa nacional, o chefe do Executivo pediu a parlamentares da sigla que assinassem a lista para destituir o Waldir e apoiassem o nome do seu filho, para o posto. O pedido foi gravado por um deputado não identificado.

A troca do líder foi defendida por Bolsonaro após, um dia antes, Delegado Waldir orientar a bancada do PSL a votar contra uma Medida Provisória que tratava da reestruturação administrativa da Casa Civil e da Secretaria de Governo. A manobra segurou a votação por duas horas e, embora a MP tenha sido aprovada, o gesto representou uma vitória do grupo ‘bivarista’.

Print Friendly, PDF & Email