Dentista abandona profissão para fazer pãozinho baiano que apareceu em novela

Ela trouxe uma receita típica da Bahia que tem agradado o campo-grandense.

Thaís Pimenta

Tradição em Salvador, o “Pãozinho Delícia” não é tão conhecido por aqui e nem tem o mesmo status dos famosos acarajé e vatapá, mas por lá a receita é servida no café do manhã e no lanche da tarde. O nome faz jus à textura do pão, que é diferente de qualquer outra receita sul-mato-grossense, garante a dentista Alessandra Barros que, há cinco meses, abandonou a profissão para viver da gastronomia e trazer o pãozinho que a faz matar a saudade da Bahia.

“Hoje eu me sinto mais realizada trabalhando na cozinha de casa, estando em contato com as pessoas. Como odontologista eu não via o dia e a noite passar, fiacava presa ao consultório”, lembra.

A receita ganhou destaque até na novela das nove da Rede Globo, Segundo Sol, onde a atriz Deborah Secco cita o pãozinho. O que atraiu mais curiosos para experimentar a receita de Alessandra.

Recheio de romeu e julieta.(Foto: Thaís Pimenta)Recheio de romeu e julieta.(Foto: Thaís Pimenta)

A produção acontece dentro de casa porque o negócio ainda é pequeno, funciona sob encomenda. Mesmo assim, ela diz que a receita tem sido bem querida pelos campo-grandenses. “O pessoal que experimenta gosta bastante. Engraçado que na Bahia a receita tradicional, sem recheio, ou as com queijo, são as preferidas. Aqui parece que as pessoas têm gostado mais a adaptação com recheio doce, principalmente com doce de leite e goiabada”.

O nome da empresa é o mesmo nome do próprio prato, batizado desta maneira em Salvador.Mas para trazer regionalidade, a dentista adicionou o CG no fim, então ficou Pãozinho Delíci CG. Em Maceió e em Aracaju muda-se o nome para Pãozinho de Queijo, o que prova ainda mais que o Brasil é imenso e bem confuso, principalmente em relação à culinária. “Pensa só, um mineiro pede um pão de queijo em Maceió e recebe um pãozinho delícia”, brinca Alessandra.

Ela explica que a receita é feita com farinha, ovo caipira e manteiga. O segredo está no tempo em que fica no forno. “É o suficiente para dourar a massa em cima tanto é que você vê que por dentro e na base dele continua branquinho”.

Comido em temperatura ambiente, o sabor da massa é bem equilibrado e parece pender para o salgado só por conta do parmesão que enfeita o pão. Por isso ele combina tanto com recheios doces quanto com os salgados.

Alessandra é de Salvador mas está morando em Campo Grande há 2 anos. (Foto: Thaís Pimenta)Alessandra é de Salvador mas está morando em Campo Grande há 2 anos. (Foto: Thaís Pimenta)

A origem da receita data o século 20 e mesmo com pouco tempo de existência faz um sucesso danado no nordeste brasileiro.  De Mato Grosso do Sul, Alessandra adora a chipa e o sabá. “As carnes daqui são deliciosas, muito bos mesmo”.

Mesmo amanda seu Estado e o representando por aqui, a empresária e cozinheira diz que não pretende voltar pra lá tão cedo. “Campo Grande é grande mas tem esse ar de interior sabe? Aqui é tudo perto, gostei bastante”.

Por ser tudo perto, a Pãozinho Delícia entrega os pães encomendados em qualquer área da cidade. Os recheios disponíveis são de gorgonzola, parmesão, provolone, romeu & julieta e doce de leite.

As encomendas exigem pelo menos 30 pães, sendo a cada 10 unidade um cada sabor. O tradicional, sem recheio, custa R$ 1,00, e os recheados saem a R$ 1,540.  Para saber mais entre em contato pelo telefone (67) 98102-4403.

Print Friendly, PDF & Email