Dedo Podre: diretor do Detran em MS é preso por envolvimento em esquema de fraude em CNH

Investigações apontaram que grupo transferia pontos de uma CNH para outra

Maressa Mendonça

O diretor do Detran em Selvíria foi preso, na manhã desta quinta-feira (1º), durante uma operação da Polícia Civil que investiga esquema criminoso de transferência de pontos e renovação de CNH de forma ilícita. As ações ocorreram também em Dracena e Ilha Solteira (SP).

Conforme as informações divulgadas pelo G1, o grupo estava sendo investigado há um ano e meio. O esquema funcionava assim: os criminosos realizavam transferências ilícitas mediante pagamento de propina de CNH’s de condutores de veículos residentes no Estado de São Paulo para o Estado do Mato Grosso do Sul, assim eles escapavam do cumprimento de penalidades administrativas já impostas ou em vias de sê-lo, em decorrência de autuações e penalidades de trânsito por eles praticadas.

Durante os trabalhos, a Polícia Civil identificou 187 condutores de veículos, moradores de Dracena e região, sendo que ao menos 107 destes – com CNH’s suspensas ou cassadas ou com outras penalidades administrativas – pagaram propina ao grupo e transferiram ilicitamente a habilitação para o Estado do Mato Grosso do Sul.

Na ocasião, por orientação do grupo criminoso, o condutor do veículo declarava endereço falso no Estado vizinho, com o intuito de dar uma aparência lícita na transferência efetuada.

Conforme apurado pela polícia, a associação criminosa movimentou aproximadamente de R$ 200 mil a título de suborno.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Detran e aguarda resposta sobre o caso.

Print Friendly, PDF & Email