Coxim tem segundo caso confirmado de Covid-19

Na noite de segunda-feira (4 de maio) houve a confirmação do segundo caso de Covid-19 em Coxim. Trata-se de um homem de 40 anos que foi internado no sábado no Hospital Regional de Coxim com falta de ar, tosse seca e dores no corpo.

 

No domingo, em isolamento por apresentar sintomas de síndrome respiratória aguda grave, o quadro clínico do paciente agravou para uma pneumonia, até ser confirmado o diagnóstico para o novo coronavírus por meio de teste feito no Laboratório Central de MS (Lacen).

 

Segundo o diretor clínico do Hospital Regional de Coxim, dr. Marco Tulio D’Andretta, o paciente está consciente, ainda com dificuldades em respirar, mas recebendo os devidos cuidados médicos, tratando dos sintomas.

 

Desde sábado o paciente constava como suspeito para Covid-19 nos boletins epidemiológicos, e na noite de segunda-feira a Gerência de Vigilância Epidemiológica do município foi comunicada pela Secretaria Estadual de Saúde pelo resultado positivo do exame. Até o fechamento do boletim epidemiológico nº 41 de Coxim, às 16h de segunda-feira, ainda não havia sido confirmado o caso.

 

O nome do paciente não é informado por protocolos éticos. A informação é que o paciente não viajou nos últimos 30 dias. A equipe de tele enfermeiros está checando quais pessoas tiveram contato com a família (esposa e filhos) para realizar a coleta de material biológico para testagem e determinar isolamento domiciliar. A equipe também está investigando locais aonde o paciente esteve antes da internação e verificar a possibilidade de outras pessoas com sintomas.

 

Assim que foi comunicado, o prefeito de Coxim, Aluizio São José, anunciou uma transmissão ao vivo pela plataforma digital Facebook para informar a população às 21h15, disponível aqui. Ele estava acompanhado do secretário municipal de Saúde Pública, Franciel Oliveira, e do diretor clínico do Hospital Regional de Coxim, dr. Marco Tulio D’Andretta.

 

O primeiro caso confirmado para Coxim foi notificado em 12 de abril pela Secretaria Municipal de Saúde de Sonora, município vizinho. Porém o primeiro paciente contraiu a doença em Sonora e manteve-se em isolamento domiciliar naquele município, estando já fora de risco.

Fonte: Fabio Pellegrini – DRT/MS 116-06

Print Friendly, PDF & Email