Começa Hoje em Coxim a Festa Nordestina

0

Começa HOJE em Coxim a 24ª edição da festa nordestina, no Centro de Tradições Nordestinas Padre Cícero (CTN), na Vila da Barra. Estão previstos shows de forró, bingo e a tradicional culinária típica para a grande comunidade nordestina que prestigia o evento. Serão dois dias de festa (14,15/06), onde os organizadores esperam visitantes de todo o Mato Grosso do Sul.

A presidente do CTN, Dona Raimunda Resende e seu esposo Carlão da Triângulo prometem muito forró durante toda a festa. Outro ponto alto da festa nordestina é sua culinária, rica em variedades como: Mugunzá, baião de dois, vatapá, cuzcuz, buchada de bode, arroz carreteiro e várias outras iguarias da culinária nordestinas que atraem pessoas do de vários municípios a ouvir músicas típicas do Nordeste, como o forró e o baião e apreciar as mais variadas expressões artísticas e culturais.

Em 2009 a festa da comunidade nordestina entrou oficialmente para o calendário de festas do Estado de Mato Grosso do Sul, a lei número 3.727 inclui no Calendário Cívico e Cultural do Estado a Festa Nordestina de Coxim, realizada tradicionalmente na segunda quinzena do mês de junho a cada ano.

O projeto é de autoria do ex-deputado estadual Junior Mochi (PMDB). Segundo o peemedebista, 35% da população do município é formada por famílias oriundas do Nordeste brasileiro. Ele afirmou que a proposta faz uma homenagem aos nordestinos moradores de Coxim, que ajudam a construir a riqueza social e cultural do município.

De acordo com a presidente do CTN, Dona Raimunda e Carlão da Triângulo, o número de nordestinos e descendentes chega próximo a 80% da população de Coxim, o que justifica a cultura nordestina ter muita força no município sulmatogrossense.

Colaboração Idest.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here