Com R$ 400 milhões em aeronaves e imóveis, organização criminosa é alvo da PF em MS

Foram sequestrados aeronaves, veículos de luxo e imóveis e 50 toneladas de drogas já foram apreendidas

Contra uma organização criminosa de envio de cocaína para a Europa, a PF (Polícia Federal) deflagrou na manhã desta segunda-feira (23), a Operação Enterprise com cumprimento de mandados em , Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Pará, , Bahia e Pernambuco. São cumpridos 215 mandados.

Foram sequestrados 400 milhões em imóveis, veículos de luxo, aeronaves, havendo a expectativa de que novos bens sejam identificados após o cumprimento dos mandados de busca e apreensão. A ação é conjunta junto da Receita Federal dando sequência ao cumprimento de diretrizes de descapitalização patrimonial, prisão de lideranças e cooperação internacional sendo a maior operação do ano no combate à lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e na apreensão de cocaína nos portos brasileiros, já que a organização é especializada no envio de cocaína para a Europa.

O esquema utilizado pelos criminosos consistia na lavagem de bens e ativos multimilionários no Brasil e no exterior com uso de várias interpostas pessoas ‘laranjas’ e empresas fictícias, para dar aparência lícita ao lucro do tráfico. Cerca de 670 Policiais Federais e mais 30 servidores da Receita Federal cumprem 149 mandados de busca e 66 mandados de prisão. Em continuidade às ações de cooperação internacional, foram expedidas, ainda, difusões vermelhas na Interpol para a prisão de oito investigados que estão no exterior, bem como a identificação e sequestro de bens em outros países.

Nome da Operação

O nome da operação faz alusão à dimensão da organização criminosa investigada, que atua como um grande empreendimento internacional na lavagem de dinheiro e exportação de cocaína, o que trouxe alto grau de complexidade à investigação policial.

Print Friendly, PDF & Email