Bolsonaro é alvo de 4º panelaço em uma semana

Bianca Gomes e Daniela Amorim
O presidente Jair Bolsonaro voltou a ser alvo de protestos neste sábado, 21, em ao menos seis grandes cidades do País: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba. É a quarta vez na semana que manifestantes convocam panelaços contra o presidente, que hoje completa 65 anos. A hashtag (palavra-chave) #PanelacoDeAniversario está entre os assuntos mais comentados do Twitter.
As manifestações deste sábado começaram por volta das 20h e foram planejadas pelas redes sociais, principalmente Twitter e WhatsApp. As frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, formadas por centenas de movimentos sociais, sindicais e partidos de esquerda, também convocaram o ato contra o presidente.
Em São Paulo, há relatos de manifestações nos bairros Bela Vista, Vila Mariana, Lapa, República, Vila Madalena, Vila Romana, Pompéia, Sumaré, Santa Cecília e Perdizes. Moradores projetaram imagens do presidente em prédios da capital com o escrito “Fora Bolsonaro” e “Bolsonaro Acabou“.
No Rio de Janeiro, moradores bateram panela em diversos locais da cidade. Na zona sul da cidade, os panelaços ocorreram em bairros como Laranjeiras, Cosme Velho, Flamengo, Botafogo, Jardim Botânico, Gávea e Copacabana.
Os gritos também ecoaram na Tijuca, Grajaú e Praça da Bandeira, na zona norte, e em Niterói, na região metropolitana.

Há registro de panelaços também em várias quadras de Brasília: 303 norte, 406 norte, 210 norte, 309 sul.

Em Salvador, moradores se manifestaram contra Bolsonaro nos bairros Imbuí e Brotas

Belo Horizonte teve panelaços nos bairros Sagrada Família, Lourdes e Cruzeiro. No centro de Curitiba também há registro de manifestações neste sábado.

Crise

As manifestações contra Jair Bolsonaro ocorrem em meio à crise do novo coronavírus. Na última sexta-feira, 20, o presidente voltou a minimizar a pandemia da covid-19, que já matou mais de 10 mil pessoas no mundo, e tratou a doença como uma “gripezinha”.

“Depois da facada, não vai ser uma gripezinha que vai me derrubar”, disse o presidente após o Estado questioná-lo, em entrevista no Palácio do Planalto, a razão de ele não tornar público os resultados dos seus exames. Para o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o sistema de saúde brasileiro entrará em colapso em abril devido ao avanço da pandemia.

Panelaço contra Bolsonaro em São Paulo © Daniel Teixeira/Estadão Panelaço contra Bolsonaro em São Paulo

Na quarta-feira, 18, diante da convocação de panelaços contra o seu governo, o mandatário classificou o movimento como “espontâneo” e uma “expressão da democracia”. Ele ainda criticou a divulgação da imprensa sobre os atos e citou um panelaço a favor do governo, que ocorreram em ao menos oito capitais.

Levantamento do Estado mostrou que o governo de Jair Bolsonaro passou a ser alvo de panelaços nesta semana até em regiões que garantiram ao presidente 80% dos votos no 2º turno contra Fernando Haddad (PT) em 2018. / COM FELIPE FRAZÃO E MARLLA SABINO.

Print Friendly, PDF & Email