BNDS suspende novas linhas de financiamento para programa de armazenagem da safra 2020/21

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) suspendeu na quarta-feira (4) pedidos de financiamento do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA), da linha de crédito do Plano Safra 2020/21.

De acordo com a nota divulgada pelo banco, os protocolos foram suspensos “em razão do nível de comprometimento dos recursos disponíveis”.

As suspensões estão sendo feitas desde o fim de setembro. O último plano atingido foi Programa de Modernização da Agricultura e Conservação dos Recursos Naturais (Moderagro), em outubro.

No último mês o BNDES suspendeu novos pedidos das linhas Pronamp Investimento, que é destinado ao médio produtor rural, e do Pronaf, voltado ao produtor familiar. Além do Inovagro, linha destinada à inovação agropecuária.

Na última sexta-feira (30) também foram bloqueados novos empréstimos para a linha Moderfrota, ligada ao financiamento de máquinas agrícolas.

Saiba

O BNDS contribui com até 100% dos recursos em itens financiáveis no PCA.

É admitido concessão de mais de um financiamento para o mesmo cliente por ano agrícola, desde que ficar comprovada a capacidade de pagamento da linha de crédito.

A taxa de juros para investimentos relativos à armazenagem de grãos de unidades com capacidade de até 6.000 toneladas é de 5% a.a. Para os demais empreendimentos é de 6% a.a.

CORREIO DO ESTADO

Print Friendly, PDF & Email