Barbosinha será líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa de MS

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on print

Na manhã desta sexta-feira, ocorre a posse na Casa de Leis

RENAN NUCCI e IZABELA JORNADA

O deputado estadual José Carlos Barbosa, o Barbosinha (DEM), será o líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, pelo novo presidente da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSB), durante solenidade de posse. O posto era ocupado pelo deputado Rinaldo Modesto (PSBD).

Barbosinha tem a confiança do governador Reinaldo Azambuja, tanto que pelo período de 1 ano e oito meses, entre 2016 e 2017, se licenciou do cargo na Assembleia Legislativa a pedido do Executivo, para assumir a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Barbosinha

Conforme biografia publicada em seu site oficial, Barbosinha nasceu em 26 de outubro de 1964 na cidade de São Simão (GO). Em 1975 mudou-se para a cidade de Angélica, onde trabalhou como sorveteiro e engraxate, quando aos 13 anos iniciou sua trajetória pública, sendo o primeiro funcionário contratado do recém-criado município.

Logo depois, Barbosinha mudou-se para Dourados onde trabalhou como bancário e cursou a faculdade de Direito pela antiga Socigran. De volta a Angélica, tornou-se prefeito municipal entre 1989 e 1992. Em 1993, casado com a médica Maristela de Castro Menezes, retornou para Dourados, onde atuou como advogado cível, criminalista e professor universitário. Neste período também se tornou pai de José Pedro Menezes Barbosa.

Advogado, pós-graduado em Processo Civil, Mestre em Direito Constitucional pela UnB (Universidade de Brasília), Barbosinha foi convidado em 2007 para assumir a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul). No ano de 2012, foi eleito presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), sendo o primeiro sul-mato-grossense a presidir a instituição.

Em 2014, José Carlos Barbosa foi eleito com 21.554 votos para ocupar o cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa. Já no ano de 2016, a convite do governador Reinaldo Azambuja, assumiu a Sejusp. Nas eleições do ano passado, foi reeleito com 27.492 votos.

Print Friendly, PDF & Email
HIPER