Azambuja diz que MS está perdendo com desoneração das exportações

Reinaldo participou de fórum em Brasília nesta terça-feira

FÁBIO ORUÊ

Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), pressionou o Governo Federal devido ao montante referente a Lei Kandir, que compensa os estados pelo ICMS que deixa de ser arrecadado com a desoneração das exportações.

Os governadores criaram uma comissão especial para assegurar o ressarcimento e garantir autonomia aos estados no Pacto Federativo, no VI Fórum Nacional de Governadores, nesta terça-feira (6), em Campo Grande.

Azambuja afirmou que os estados vêm acumulando perdas e que os governadores precisam pressionar o governo federal para receber o montante ainda neste ano.

“Vamos montar essa equipe. Eu gostaria que Mato Grosso do Sul fizesse parte porque nós estamos tendo uma grande perda e está aumentando a cada ano, conforme aumentam as exportações dos produtos e das commodities. Eu entendo que nós temos que ter uma força-tarefa 2019 para tentar um PLN [Projeto de Lei do Congresso Nacional] que coloque para ressarcir a Lei Kandir. Se não, nós vamos, de novo, ficar sem nada”, afirmou o governador.

Ele disse ainda que existe uma sinalização do Ministério da Economia para acabar com a Lei Kandir e que é importante garantir o ressarcimento antes que isso aconteça.

Como resultado do evento, os governadores elaboraram uma carta em que defendem a necessidade de garantir tratamento previdenciário uniforme em todo o País e os pagamentos da Lei Kandir referentes a 2018 e 2019.

 

Print Friendly, PDF & Email