Audiência pública no dia 28 vai definir novos rumos da UEMS Coxim

O novo reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), professor Laércio Alves de Carvalho, esteve em Coxim na quinta-feira (17 de outubro) para reunião com autoridades e comunidade acadêmica interna. A reunião ocorreu nas dependências da unidade de Coxim.

Esta foi a segunda vez no período de um mês que o reitor e sua comitiva vêm à terra do Pé-de-Cedro. No dia 3 de outubro, o novo reitor – empossado em 26 de setembro – esteve se apresentando no gabinete da Prefeitura às autoridades locais.

Estiveram presentes na reunião desta quinta-feira o prefeito de Coxim, Aluizio São José, o presidente da Câmara de Vereadores, Vladimir Ferreira; a presidente da OAB seccional Coxim, advogada Valéria Ferreira de Araújo Oliveira; o representante do Cointa, Nilo Peçanha; os vereadores Abílio Vanelli e Adelson Janúncio; o gerente municipal de Meio Ambiente, José Francisco De Paula Filho, representando o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável; o secretário municipal de Cidadania e Assistência Social, Adenilson Vilalba; Elson Matias Vital, representando a secretária municipal de Educação; o gerente da UEMS Coxim, professor João Braz; o corpo docente da unidade Coxim, além de representantes dos acadêmicos.

O reitor Laercio adiantou que não haverá fechamento da unidade, apesar da dificuldade em se manter alunos nos cursos: “O objetivo é reunir o conselho consultivo com atores da sociedade local para que possamos pensar no fortalecimento da UEMS Coxim e ouvir a comunidade interna e externa, no sentido de ampliar nossas ofertas e repensar nossas ofertas já existentes para que possamos fortalecer ainda mais a área ambiental e outras possíveis cursos que possam contribuir com o desenvolvimento da região”.

O prefeito Aluizio São José, agradeceu a oportunidade de o município integrar essa discussão: “É importante o debate, uma vez que os atuais cursos já se consolidaram há duas décadas e há pleitos por novas possibilidades, além da manutenção do curso de Ciências Biológicas, devido a proximidade do Pantanal.  Espero que isso possa representar o diálogo para construirmos juntos esse sonho tendo o município como ente apoiador dessa demanda”.

O vereador Vladimir Ferreira disse da importância da UEMS enquanto instituição que contribui com o desenvolvimento regional, ressaltando que foi a primeira universidade pública a se estabelecer em Coxim: “Quantos profissionais foram formados aqui ao longo de 25 anos. É de fundamental importância o estabelecimento das instituições de ensino públicas em Coxim. Um terço da população de Coxim está matriculada, seja nas instituições superiores, nas de ensino médio, fundamental e infantil e isso precisa ter continuidade. Por isso teremos a oportunidade de ouvir a proposta da nova reitoria e a comunidade em uma audiência pública no dia 28 de outubro na Câmara Municipal”.

Fonte: Fabio Pellegrini – jornalista DRT-MS 116/06

Print Friendly, PDF & Email