Artistas e produtores culturais de Coxim prestigiam arte de Kobra

Durante a pintura do mural na Praça Zacarias Mourão, ao longo da semana, o renomado artista brasileiro Kobra recebeu a visita de diversos artistas locais e até de outras cidades, como Campo Grande.

 

Zé Guedes, proprietário do espaço cultural Confraria do Piau, foi com o filho admirar a arte. Assim como Paulo Carvalho, produtor cultural e ex-diretor da Funrondon. Os artistas Waldir Godoy e Braz Bispo foram fieis e todo dia, na ida ao trabalho e no retorno, e no horário de almoço, davam uma passada na praça: “É um aprendizado. A gente vem não só para conhecer o artista, mas para aprender as técnicas. É um trabalho muito refinado”, disse Waldir. Para Braz, “A experiência que tive ao estar bem próximo do grande artista que é Eduardo Kobra, foi além da arte acadêmica quanto da arte popular. A pessoa que é este grande artista por trás da própria arte. Uma palavra define Eduardo Kobra: humildade”.

 

O diretor de teatro e dança Marcelo Mariano gravou um vídeo na praça e postou em sua rede social: “Isso é um marco para Coxim, porque Coxim merece. Temos muitos bons artistas aqui mas colocar Coxim na rota cultural de Mato Grosso do Sul com um trabalho desse é único. Parabéns à Prefeitura Municipal de Coxim”.

 

A filha de Zacarias, Ligia Mourão, enviou vídeos ao artista agradecendo a homenagem: “Você não sabe a alegria que nos proporcionou retratando o papai que um dia menino plantou a poesia e o amor em Coxim”.

 

O primo de Zacarias, Osvaldo Mourão, também artista visual, deu parabéns a Kobra: “Muito linda tua obra. É muito fiel a imagem, ficou igualzinha a da foto”.

 

“Show ao vivo”

 

Durante o processo da intervenção artística, diversas famílias foram até o local acompanhar diariamente o trabalho da equipe de artistas: “Vocês estão tendo o privilégio de assistir a um show de arte ao vivo, em sua própria cidade, e de graça. Nada melhor que um artista mundial para divulgar a nossa música sertaneja”, disse Vinicius Oliveira, que viajou 132 quilômetros desde Alcinópolis para apreciar a arte e conhecer Kobra pessoalmente.

 

Tauã Vitor veio da fazenda aonde mora a 50 quilômetros apreciar os trabalhos e disse que Coxim passa a ser valorizada e reconhecida por um público apreciador de arte de rua. Ele se emocionou a receber de presente de seu ídolo uma lata de spray autografada por Kobra: “Não acredito! Vou guardar e proteger, ninguém vai encostar!”, disse ele, emocionado.

 

O casal de artistas coxinenses Adriano Baffo de Onça e Adriana Garcia também fez questão de apreciar presencialmente o processo e conhecer o muralista Kobra: “Vim dar felicitações e desejar que ele se sinta em casa. Precisamos de artistas como ele. Temos os nossos mas precisamos que os artistas de fora venham para realizarmos essa troa de experiências importantíssima para o crescimento e desenvolvimento de todos”, disse Baffo.

 

O desenhista Gildo Antonio Rodrigues, de Coxim, fez uma caricatura de Kobra mas não conseguiu entregar em mãos pois havia ido em Rio Verde a trabalho. Ao saber da notícia, Kobra entrou em contato com o desenhista coxinense para agradecer e pedir para enviar por correio o presente: “O Kobra entreou em contato comigo. Estou muito feliz, vou aproveitar e fazer mais uma arte para ele”, disse Gildo.

 

Kobra elogiou o público de Coxim: “As pessoas foram muito receptivas, os artistas locais me deram uitos presentes feitos por eles e que representam a cultura local. Estou levando tudo para meu studio para apreciar com calma. Muito obrigado a todos!”

 

Fotos: Fabio Pellegrini

Fonte: Fabio Pellegrini DRT/MS 116-06

Print Friendly, PDF & Email