Expedição Médica faz atendimento cirúrgico em hospital de Coxim

0
17

Visita definiu realização de 80 cirurgias no mês de julho

ALINE OLIVEIRA

O projeto da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Expedição Cirúrgica, que percorre o Brasil e por meio de uma equipe de médicos realiza cirurgias de baixa complexidade, retornou ao município de Coxim no último sábado (24), a fim de combinar os detalhes da 2ª edição que acontecerá no Hospital Recional Drº Álvaro Fontousa Silva.

Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura, na primeira vez que a equipe foi ao município (2013) realizou 32 cirurgias ginecológicas. Em 2018, a previsão é marcar 80 cirurgias do trato digestivo e ginecológicas, a partir de uma triagem de 400 pacientes.

A doutora Livia Myung, membro da expedição explicou como funcionará o atendimento em Coxim: “Serão três etapas. A primeira é a apresentação do projeto, a troca de informações com a equipe técnica de enfermagem, com os médicos locais, com o prefeito e vereadores, secretário, e o corpo técnico do Hospital Regional. Depois, em maio, faremos a triagem de cerca de 400 pacientes. E de 30 de junho a 8 de julho vamos voltar para fazer as cirurgias. Posteriormente voltaremos para analisar o quadro dos pacientes. Tudo isso é documentado e resulta em dados para estudos científicos”, argumenta.

O prefeito Aluizio São José recepcionou a equipe e destaca a importância do projeto reconhecido nacionalmente.”São aproximadamente 200 pessoas envolvidas em oferecer um atendimento em excelência a nossa comunidade, deixando ainda um legado de conhecimento científico aos nossos servidores do Hospital Regional”, observa.

Na avaliação do administrador municipal a meta é zerar a fila de cirurgias dessas especialidades e destaca que a infraestrutura do hospital regional foi um dos critérios para que Coxim fosse escolhida pela segunda vez. “A escolha de nossa cidade pela maior faculdade de Medicina da América Latina mostra que temos uma das melhores estruturas em Saúde do Estado”, conclui.

EXPEDIÇÃO CIRÚRGICA

O projeto idealizado pela USP tem objetivo de atender um dos mais graves problemas de saúde do país, que é a concentração de médicos na região Sudeste, em detrimento de outras localidades brasileiras que enfrentam dificuldades para contratar cirurgiões especializados.

Diante, desse cenário, a equipe busca atender às demandas de municipios brasileiros vulneráveis, por meio de parcerias com o poder público local. O diferencial é levar estudantes do curso de Medicina que são selecionados para participar de todas as etapas da expedição, contribuindo para o aprendizado na profissão em diferentes cenários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here