Expedição Cirúrgica da USP atendeu mais de 500 pacientes no Hospital Regional de Coxim

0
22

A Expedição Cirúrgica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, realizada de 30 de junho a 5 de julho em Coxim, foi concluída com êxito, atendendo cerca de 500 pessoas de Coxim e região. Trata-se de um projeto de extensão acadêmica que chegou a sua quarta edição, tendo sido a segunda em Coxim, reunindo professores e alunos voluntários.

Em 2013 foram realizadas 32 cirurgias. Este ano, foram 72, resultado de aproximadamente quatro meses de trabalho, considerando as tratativas para a realização do evento, a triagem de pacientes, exames, os procedimentos cirúrgicos, a alta dos pacientes e apuração dos resultados.

O evento foi realizado com apoio da Prefeitura de Coxim, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, e empresas patrocinadoras, que cederam temporariamente equipamentos de última geração para a realização dos procedimentos cirúrgicos e exames de diagnóstico por imagem.

A triagem dos pacientes aconteceu de 30 de maio a 2 de junho. Foram 338 pacientes atendidos nas especialidades Gastroenterologia e Ginecologia, totalizando 519 consultas e 368 exames entre eletrocardiogramas, ultrassonografias e preventivos. As cirurgias foram realizadas de 1º a 4 de julho, das 5h da manhã às 9h da noite, por várias equipes formadas por profissionais e técnicos da USP e do Hospital Regional de Coxim.

No total foram 72 procedimentos cirúrgicos, sendo 19 cirurgias de hérnia, 26 cirurgias ginecológicas por vídeo e 27 cirurgias de vesícula por vídeo. Estas últimas são minimamente invasivas, na qual é feito pequeno corte no paciente, inseridos o cateter com microcâmera e os instrumentos, enquanto os médicos atuam assistindo por monitor de vídeo. Esse tipo de cirurgia proporciona uma rápida recuperação dos pacientes.

“Finalizamos a VI Expedição Cirúrgica da FMUSP. Foram sete dias de trabalho intenso, aproximadamente 70 cirurgias, 500 pacientes atendidos, 400 ultrassons e uma equipe de 70 pessoas de profissionais trabalhando em prol do bem comum”, resumiu o médico Mauricio Simões Abraão, Professor Associado do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e Chefe do Setor de Endometriose do Hospital das Clínicas da USP de São Paulo.

Para o prefeito de Coxim, Aluizio São José, a Expedição deixa um legado importante: “Um legado positivo para o município e para a população, com uma instituição renomada que é a Faculdade de Medicina da USP, que busca cumprir seu papel social a partir do conceito de ciência-cidadã, fazendo o bem às pessoas, possibilitando cirurgias de ultima geração às pessoas que mais precisam e contribuindo para a promoção da saúde da nossa cidade. É gratificante termos alguns dos maiores nomes da Medicina do Brasil e do mundo nos deixando esse legado”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here