Contribuintes podem direcionar dedução do IR para entidades assistenciais do município

0
26
foto divulgação

Fabio Pellegrini

Aconteceu na quinta-feira (17), no Fórum de Coxim, uma palestra informando a população sobre como direcionar a dedução de imposto de renda a entidades sociais do município.

 

A iniciativa é do Grupo de Apoio à Adoção Manjedoura (GAAM), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul (CRC/MS), e apoio da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Coxim com a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social.

 

Trata-se de um direito estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que permite aos contribuintes do Imposto de Renda deduzirem do imposto a pagar o valor das doações efetuadas aos Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente, inclusive indicando a entidade a qual pretende beneficiar.

 

A palestrante Maria Leny Adania de Sylos, vice-presidente de registro do CRC/MS e coordenadora do Programa de Voluntariado da Classe Contábil no MS, explica: “Todos os contribuintes que fazem declaração completa do imposto de renda, tanto Pessoa Física, quanto Pessoa Jurídica, podem destinar parte do imposto a pagar para o Fundo da Criança e do Adolescente de Coxim. Para isso basta ter a conta do Fundo, que é gerida pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e direcionar a dedução”.

 

Eulina Belina, vice-presidente do GAAM, conta que a entidade convidou o CRC para a trazer essa informação aos profissionais de Contabilidade da região e à população em geral: “Convidamos o CRC para explanar sobre a importância de direcionar o imposto a pagar para uma instituição do município, pois dessa forma o recurso fica no município, fica mais fácil de acompanhar a aplicação do recurso nas instituições que atendem crianças e adolescentes em Coxim.

 

O secretário municipal de Cidadania e Assistência Social, Adenilson Vilalba, fala da importância do evento: “Com esses recursos direcionados às entidades locais como o GAAM, podemos aprimorar o trabalho desenvolvido pelas entidades às pessoas que tanto precisam e ainda prestar conta de forma clara”.

 

Os interessados em deduzirem o imposto a pagar podem procurar um profissional de Contabilidade ou ligar para a SEMCAS pelo fone 3291 1076.

DEIXE UMA RESPOSTA