Academias da Saúde oferecem qualidade de vida à população gratuitamente em Coxim

0
6

A Prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria de Saúde, disponibiliza duas Academias que oferecem cuidados para a saúde e práticas de atividade física gratuitas para toda a população de Coxim. As Academias da Saúde fazem parte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), o qual é formado por profissionais de diferentes áreas de conhecimento que atuam de maneira integrada.

O objetivo das ações do NASF é a qualidade de vida e promoção da saúde para a população. As atividades são oferecidas gratuitamente para todas as faixas etárias e as turmas são formadas de acordo com o objetivo e perfil das pessoas. As atividades físicas proporcionam e desenvolvem o condicionamento cardiovascular, cardiorrespiratório, capacidade coordenativa e fortalecimento muscular, além de trazer benefícios psicológicos, como a diminuição do estresse, ansiedade e aumento da autoestima. Além disso, as academias contam também com nutricionistas, que acompanham todas as pessoas matriculadas, realizando as consultas no mesmo local onde acontecem as atividades.

As Academias da Saúde Piracema – Sebastião Tiago Alvim e Jardim dos Pequis – Mauro Farias de Aragão dispõem de materiais para aulas aeróbicas e de fortalecimento muscular, sendo jump, step, halteres, caneleiras, entre outros. Ao perceber a necessidade de outros acompanhamentos, os educadores físicos e nutricionistas das academias contam com os demais profissionais da equipe do NASF, composta também por fisioterapeuta, psicóloga, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional, que colaboram com o bem-estar de todos que participam das atividades oferecidas.

Aulas de Crosskids, Jump, aeróbica localizada de alta e baixa intensidade, Step e Circuito Funcional fazem parte da agenda. Atualmente, existem diversas turmas de 15 pessoas, devido ao número de equipamentos e o espaço para aulas. Mas projetos para a aquisição de mais materiais e outros programas de promoção à saúde estão sendo estudadas pela equipe do NASF e Secretária Municipal de Saúde.

Para participar, o interessado deve realizar avaliação médica e apresentar cartão do SUS e documento de identificação em uma das academias. Através do laudo médico é possível planejar as atividades da pessoa, realizar avaliação pela equipe e então, os professores definem as atividades mais indicadas.

Confira os horários:

Academia Piracema

Nutricionistas – segunda e quarta, das 16 às 19 horas

Atividades Físicas – segunda, quarta e sexta, das 06 às 07 horas / De segunda a quinta, das 16 às 19 horas

Crosskids – segunda, das 13 às 14 horas / terça, quarta e quinta, das 13 às 14 horas e das 14 às 15 horas

Academia Pequis

Nutricionistas – terça e quinta, das 16 às 19 horas

Atividades Físicas – segunda, quarta e sexta, das 06 às 08 horas e das 09 às 10 horas / De segunda a sexta, das 16 às 19 horas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here