A horta abastece refeitório do HR de Coxim, gera uma economia de mais de 4 Mil Reais

0
11
foto divulgação

Produção chegou também à mesa dos pacientes de hemodiálise, que vão receber verduras uma vez por semana.

Os funcionários, Adriano Piovesan, Dalmar Francisquetti e Davi Soares dos Santos, que tem feito a diferença na vida das pessoas. Gerando uma economia de mais de 4 Mil Reais por mês ao HR.

A ideia da horta do HR de Coxim, teve início com a implantação do hemodiálise, que já produz 11 tipos de verduras que era para atender apenas o refeitório. Mas, já expandiu e vem fornecendo verduras para os 52 pacientes de hemodiálise uma vez por semana e também entre os funcionários do hospital.

Segundo Piovesan, que é gerente de Manutenção Hospitalar, a ideia nasceu quando a hemodiálise foi implantada e ele recebeu a informação que 10 mil litros de água, rica em minerais, seriam jogados fora. “Na hora eu pensei, vamos fazer uma horta e usar essa água na irrigação. Porém, sabia que o hospital trabalha com orçamento apertado e não teria condições de fazer esse investimento”, comentou.

EXEMPLO A SEGUIR…

Com o apoio de Francisquetti e Santos eles começaram a preparar a terra. O único adubo é esterco, que eles recolhem no curral de produtores que se dispõem a ajudar. “Ganhamos o esterco e em contrapartida fazemos a limpeza do curral desses colaboradores”, brincou o gerente.

Em pouco tempo o trio viu as verduras apontarem na terra e começou a abastecer a cozinha do hospital. De acordo com Piovesan, eles ainda não conseguiram aproveitar a água que a hemodiálise joga fora. Para tanto, eles precisam investir em duas caixas de água, mas não tem recursos. Outra preocupação do trio é com o sol, pois a horta ainda não tem sombrite.

Se você tiver condições de ajudar na aquisição das caixas de água e do sombrite (aproximadamente 200 metros) entre em contato com Adriano Piovesan, através do 67 9.9652-0091.

EdiçãoMS/IntegracãoMS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here