Lava Jato: governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, é preso

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB), foi preso, na manhã desta 5ª feira (29.nov.2018), no Palácio Laranjeiras, residência oficial do chefe do Estado. A ação é 1 desdobramento da operação Lava Jato.

A ordem de prisão preventiva foi autorizada pelo ministro Félix Fischer, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), onde o governador tem foro. Pezão será levado ainda pela manhã para a sede da Polícia Federal do Rio.

A operação é baseada na delação premiada de Carlos Miranda, operador financeiro do ex-governador Sérgio Cabral. Ao todo, são cumpridos 9 mandados de prisão. A PF também cumpre mandados de busca e apreensão.

Entre outras coisas, Carlos Miranda detalhou o pagamento de mesada de R$ 150 mil para Pezão na época em que ele era vice do então governador Sérgio Cabral. Também, segundo o delator, houve pagamento de 13º de propina e 2 pagamentos de R$ 1 milhão como prêmio.

Esta é a 2ª vez que 1 governador é preso durante o cumprimento do mandato. O 1º foi José Roberto Arruda, ex-governador do Distrito Federal.

Print Friendly, PDF & Email